A Globo anuncia nesta segunda-feira, 5, que Manuel Belmar, atual diretor de Finanças, Jurídico e Infraestrutura, assumirá também a liderança de Produtos Digitais e Canais Pagos da empresa, responsável, entre outros negócios, pelo Globoplay. Consolidado como a plataforma de streaming brasileira de maior audiência no país, o Globoplay atinge no primeiro trimestre desse ano, e de forma antecipada, as metas que haviam sido definidas para o negócio em 2019 e Erick Brêtas, à frente da área até então, decidiu que é hora de enfrentar novos desafios. Na Globo desde 1997, quando chegou como estagiário no Jornalismo, Erick comandou o time que, em 2015, criou o Globoplay. Esteve no Vale do Silício, de onde contribuiu para a aceleração do processo de transformação digital da empresa e de onde voltou, em outubro de 2019, para reassumir a plataforma de streaming, conduzindo a área de Produtos e Serviços Digitais e assumindo, depois, a diretoria de Produtos Digitais e Canais Pagos.
A gestão do Globoplay, de um portifólio de sites e produtos que lideram seus segmentos no ambiente digital – G1, GE, GShow, Globo.Com e Cartola –, e ainda dos canais pagos, dos negócios internacionais e da Globo Filmes passará agora para as mãos de Manuel Belmar, que está no Grupo Globo desde 2003.
O executivo já vinha participando do processo de integração dos negócios da Globo e liderou a construção da visão e do modelo D2C (direct to consumer) da empresa.