O Grupo L’Oréal acaba de lançar o “Act for Dermatology”, programa global que visa democratizar o acesso à saúde da pele e reduzir desigualdades no atendimento dermatológico. Com um investimento de 20 milhões de euros ao longo de cinco anos, a iniciativa firma parceria com a Fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para ampliar a conscientização sobre doenças dermatológicas e desenvolver soluções para melhorar o acesso a tratamentos.
O fundo L’Oréal Act for Dermatology é estruturado em quatro frentes de investimento que buscam reduzir as desigualdades no acesso à dermatologia:
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Conhecimento Pioneiro – O programa investe em pesquisa dermatológica global, mapeando a distribuição de especialistas no mundo, aprofundando estudos sobre diversidade de tons de pele, avaliando o impacto das mudanças climáticas e combatendo a estigmatização de doenças dermatológicas.
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Aumento da Conscientização – A iniciativa quer posicionar a saúde da pele como uma questão de saúde pública, influenciando políticas e promovendo ações de advocacy em parceria com ONGs e instituições do setor.
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Capacitação Educacional – Para suprir a falta de dermatologistas em diversas regiões, a L’Oréal investirá 2 milhões de euros para treinar profissionais de saúde em países de baixa e média renda, além de oferecer acesso aberto a pesquisas dermatológicas.
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Ampliação de Soluções – O programa também financiará iniciativas comunitárias de alto impacto, com foco na expansão do diagnóstico e tratamento dermatológico em áreas mais vulneráveis. As melhores práticas serão reconhecidas pelo International Awards for Social Responsibility in Dermatology.
No Brasil, a divisão de Beleza Dermatológica da L’Oréal já implementa projetos voltados para diversidade, equidade e inclusão no atendimento dermatológico. Um dos destaques é o Dermatologia + Inclusiva, que incentiva pesquisas e premia quatro médicos com bolsas de R$ 50.000 cada, além de capacitar profissionais em parceria com a Skin of Color Society (SOCS) para ampliar o conhecimento sobre diferentes tipos de pele.
A La Roche-Posay, marca do grupo, também investe em parcerias estratégicas. Entre os projetos apoiados estão o SAS Brasil (organização que oferece consultas dermatológicas gratuitas e apoio psicológico a comunidades carentes) e o WeCancer (startup que conecta pacientes a profissionais de saúde via atendimento digital, garantindo suporte humanizado).
“Seguindo o sucesso das iniciativas da La Roche-Posay no Brasil, seguimos comprometidos em ampliar o acesso a dermatologistas, fomentar pesquisas e capacitar profissionais de saúde. Nosso objetivo é garantir que mais pessoas recebam diagnósticos e tratamentos adequados”, afirma Hanane Saidi, diretora geral da Divisão de Beleza Dermatológica da L’Oréal no Brasil.