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Lei Maria da Penha completa 18 anos e ganha campanha

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Há 18 anos, em 07 de agosto de 2006, foi criada a Lei n. 11.340, que ficou conhecida pelo nome da mulher que inspirou o maior instrumento jurídico brasileiro de proteção aos direitos das mulheres: Lei Maria da Penha. De acordo com essa lei, a violência doméstica e familiar contra as mulheres passa a ser uma violação dos direitos humanos e deixa de ser considerada um crime de menor potencial ofensivo. Desde então, houve muitos avanços no que diz respeito à prevenção e ao enfrentamento à violência doméstica. Entre eles, é possível citar a criação de equipamentos especializados para atender mulheres em situação de violência, a implementação de políticas públicas de prevenção, assistência e proteção às mulheres, entre outras iniciativas.

No entanto, os números dessa violência ainda são altos. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024, “Das 1.467 vítimas de feminicídio, 63,6% eram negras, 71,1% tinham entre 18 e 44 anos, e 64,3% foram mortas em casa. Destas, o assassino foi o parceiro em 63% dos casos, o ex-parceiro em 21,2% e um familiar em 8,7% dos registros”. Agir para mudar essa realidade exige compromisso de todas as esferas da sociedade. E é com esse propósito que o Instituto Maria da Penha e a Fbiz atuam em mais uma ação conjunta: “Desejos de Aniversário”.

A campanha pode ser conferida nas redes sociais do IMP e em mais de 120 pontos de DOOH. Assumindo o ponto de vista da lei – como se esta se comunicasse com as mulheres –, as peças trazem frases como: “Eu desejo que você nunca precise de mim”, “Eu desejo que a única coisa que te impeça de dirigir seu carro seja o rodízio” e “Eu desejo que sua primeira tarefa do dia seja cuidar de você”.

Para Conceição de Maria, cofundadora e superintendente-geral do Instituto Maria da Penha, “O aniversário marca uma passagem no tempo, requer um balanço sobre o passado e projeta nossas energias no futuro. Nessa reflexão, invariavelmente, os nossos sentimentos quanto ao que está por vir são sempre positivos. E é isso o que buscamos transmitir com a campanha dos 18 anos da Lei Maria da Penha: desejamos que as mulheres possam exercer plenamente todos os seus direitos, com autonomia, equidade de gênero e qualidade de vida física, emocional e intelectual. O papel do Instituto Maria da Penha é fortalecer esse desejo coletivo e continuar criando conexões que se somem ao nosso maior pedido: um mundo sem violência”.

Ficha Técnica

Cliente: Instituto Maria da Penha

Produto: Institucional

Agência: Fbiz

Título: Desejos de Aniversário

CEOs: Fernand Alphen e Paulo Loeb

VP de Criação: Carla Cancellara

Diretor de Criação Associado: Ryan Bussi

Criação: Flávia Schmidt, Larissa Laban, Larissa Rocha, Luana Leide, Luli Morante, Maria Rebouças, Victoria Sartorelo

Atendimento: Bianca Bonesso e Eliane Arakaki

Mídia: Alexandre Viegas, Larissa Ribeiro, Alan Souza, Daniella Souza, Giovanni Oliveira, Letícia Toniato, Luana Oliveira, Millena Silva, Lucas Viana

Motion: Rafael Silveira

Revisão: Eliane Arakaki, Renata Garcia e Virgínia Derciliano

Aprovação Cliente: Conceição de Maria

PR: Otávio Almeida e Thomas Kook

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