No Dia Internacional da Mulher neste 8 de março, o Instituto Maria da Penha (IMP) lança a ação “Conteúdo Sensível”, que visa informar a sociedade sobre as diferentes formas de violência doméstica e familiar contra as mulheres: psicológica, moral, patrimonial, sexual e física.
De acordo com a Pesquisa nacional de violência contra a mulher, do DataSenado (2023), “75% das brasileiras afirmam conhecer pouco ou nada” sobre a Lei Maria da Penha. Para Conceição de Maria, cofundadora e superintendente-geral do IMP, “Esses dados revelam o quanto ainda são necessárias campanhas e ações de conscientização das mulheres em relação aos seus próprios direitos. E, nesse contexto, o entendimento dos tipos de violência é um passo importante para que a mulher busque ajuda e quebre o ciclo da violência. A Lei Maria da Penha completará 18 anos em 2024, e ela representa um marco jurídico muito importante para todas as mulheres, mas isso precisa ir além de só conhecê-la pelo nome”.
Diante desse cenário, a Fbiz, parceira do Instituto Maria da Penha desde 2014, criou uma campanha, postada no Instagram do IMP. O objetivo é abordar os cinco tipos de violência doméstica, simulando os alertas de conteúdo sensível do Instagram, que são usados para evitar gatilhos emocionais causados por violências físicas e/ou verbais.
Ficha Técnica:
Título: Conteúdo Sensível
Anunciante: Instituto Maria da Penha
Produto: Campanha Conteúdo Sensível – Mês da mulher
Agência: Fbiz
CEOs: Fernand Alphen e Paulo Loeb
Diretora-executiva de Criação: Carla Cancellara
Criação: Larissa Rocha e Gabriel Covelli
Conteúdo: Camila Bevilacqua, Débora Duarte, Vagner Vital, Vanêsa Nazario e Eliane Arakaki
Mídia: Alexandre Viegas
Revisão: Ana Zolin, Beatriz Bezerra, Maria Nascimento, Mirela Sousa e Renata Garcia
PR: Otávio Almeida
RTVC: Patricia Mota
Negócios: Cristiane Pereira, Juliana Passini e Bianca Bonesso
Cliente: Conceição de Maria