A Ampla lança uma nova fase da campanha de conscientização ambiental criada para a Prefeitura do Recife, trazendo de volta o icônico Homem-Lixo, agora com um filme de origem e a estreia de um novo personagem: o irreverente Pinto-no-Lixo.
A ação, que aposta mais uma vez no humor e no absurdo para tratar do problema sério do descarte irregular de resíduos, estreia com dois novos filmes. No primeiro, “A Origem”, o público acompanha a transformação de um cidadão comum no Homem-Lixo, após ele jogar lixo na rua. O roteiro propõe a reflexão: “E se isso acontecesse com você?”.
O segundo filme apresenta o Pinto-no-Lixo, uma ave desastrada que se diverte entre o lixo jogado nas ruas. A dupla inusitada protagoniza situações que geram identificação e estimulam a mudança de comportamento da população. A produção é da Urso Filmes e da Muzak.
A campanha marca o terceiro ano consecutivo da presença do personagem nas telas e nas ruas do Recife. Criado em 2022, o Homem-Lixo se consolidou como símbolo da educação ambiental da capital pernambucana. Segundo dados da prefeitura, mais de 22 mil toneladas de lixo já foram retiradas dos canais da cidade apenas em 2025.