O Greenpeace Brasil iniciou ontem, 16, a campanha “Que Planeta É Esse?”, criada pela Beta Collective em parceria com os Irmãos Meirelles. A ação traz imagens reais — sem o uso de inteligência artificial — de regiões brasileiras afetadas de forma extrema pelas mudanças climáticas, ao ponto de parecerem paisagens de outros planetas.
Com ritmo acelerado, o filme destaca cenas registradas na Amazônia (Tefé, Porto Velho, Rio Negro, Rio Coari), além da cidade de Gilbués, no Piauí, onde a seca foi registrada pelo diretor Fabio Meirelles e pelo fotógrafo Ícaro N. Silva. “Muito se fala sobre encontrar água em outros planetas, mas algumas regiões do Brasil já nos mostram o que acontece quando deixamos de cuidar do nosso”, afirma Bernardo Tavares, fundador e diretor de Criação da Beta Collective.
A produção audiovisual combina imagens aéreas de desertificação, queimadas e estiagens para retratar como os eventos climáticos extremos estão alterando drasticamente o cenário natural do país. A diretora de Engajamento do Greenpeace Brasil, Laura Leal, reforça: “Já estamos vivendo os impactos da mudança do clima, mas ainda é possível evitar que a situação se agrave”.
Além do filme, a campanha inclui conteúdos para redes sociais e uma ação de mídia out of home. Durante uma semana, o Parque do Ibirapuera, em São Paulo, se transformará em uma exposição a céu aberto com seis imagens da campanha. A ativação tem o apoio da Action OOH.