Google Brasil é a primeira plataforma digital a integrar o Conar
Compartilhar

O Google Brasil acaba de se tornar a primeira plataforma digital a se associar ao Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), marcando um novo capítulo na autorregulação do mercado publicitário brasileiro. A entrada da big tech amplia a representatividade do Conar, que passa a contar oficialmente com anunciantes, agências, veículos tradicionais e, agora, plataformas digitais.
A adesão acontece em um momento em que se intensificam as discussões sobre a responsabilidade das plataformas em relação ao conteúdo publicitário que veiculam. “Esse é um passo importante para promover uma publicidade mais ética e alinhada com os desafios do ambiente digital”, afirma Fábio Coelho, presidente do Google Brasil.
Criado há 45 anos, o Conar é responsável por avaliar denúncias relacionadas ao Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária. Suas câmaras podem aplicar sanções como a retirada de peças do ar e multas para os envolvidos. Em 2023, o Google informou ter removido mais de 200 milhões de anúncios e suspenso 1,3 milhão de contas por violações de suas políticas, como uso indevido de marcas registradas e promoção de jogos de azar.
Além da entrada no Conar, o Google também anunciou a decisão de descontinuar a venda de anúncios eleitorais no Brasil em 2024, em resposta às novas regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que exigem uma biblioteca permanente com informações detalhadas sobre anúncios políticos.
A movimentação da empresa ocorre em meio ao debate sobre responsabilização das plataformas digitais, atualmente em análise no STF. A maioria dos ministros já se posicionou favorável à responsabilização prévia das big techs por conteúdos impulsionados.
A entrada do Google no Conar também coincide com uma reforma de governança na entidade. Em março de 2024, foi criado o Conselho de Conteúdo, que terá representação paritária entre os diferentes setores da comunicação e será responsável por definir diretrizes de autorregulação adaptadas ao novo cenário digital.