Parceiras e rivais na transmissão da Olimpíada de Londres (2012), com trocas de farpas e acusações, Record e Globosat voltaram às boas. Pelo menos por enquanto. A Record acaba de vender para os canais SporTV, da Globosat, as transmissões dos jogos Pan-Americanos de 2015 (em Toronto) e 2019 (ainda sem cidade-sede escolhida). Segundo estimativas do mercado, a Globosat pagará cerca de R$ 60 milhões pelos direitos dos dois eventos.
Em 2011, após longas rodadas de negociação, a Record transmitiu sozinha os jogos Pan-Americanos de Guadalajara (México). O SporTV fez propostas, contrapropostas, correu até o último minuto e acabou desistindo do acordo com a Record. O canal aberto chegou a pedir inicialmente R$ 30 milhões pelo evento, montante fora do orçamento da Globosat na ocasião.
Os dois grupos voltaram a negociar e o SporTV acabou comprando da Record os direitos de transmissão da Olimpíada de Londres, em 2012. Brigaram por credenciais, espaços nos estúdios, vagas nos estádios nas transmissões das finais…
Com tantas rusgas, surpreende o acordo Record/Globosat pelo Pan com tamanha antecedência. Há até um clima cordial no ar, com a promessa de melhores condições para os canais SporTV na cobertura dos jogos.
Da coluna Outro Canal, da Folha de S. Paulo