A Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/2006) está celebrando 14 anos. Considerada pela ONU uma das três mais avançadas do mundo na defesa dos direitos das mulheres, a lei vai além da responsabilização dos agressores e traz em seu texto outros dispositivos, como a definição dos cinco tipos de violência: física, psicológica, moral, patrimonial e sexual. Seja na vida real ou na ficção, milhares de pessoas presenciam atos de violência doméstica todos os dias, mas nem sempre conseguem identificá-los. A partir disso, a F.biz criou para o Instituto Maria da Penha o “180Play – um novo jeito de ver séries, filmes e novelas”.
A plataforma de streamings gratuita utiliza cenas de inúmeras obras para exemplificar todas as formas de violência doméstica previstas na lei. Além disso, o usuário ou a usuária ainda pode realizar denúncias dentro do próprio ambiente do site: basta clicar no link e ligar para o número 180.
A iniciativa ainda conta com o importante apoio institucional da ONU Mulheres. “A violência contra as mulheres e meninas é uma grave violação dos direitos humanos e nos chama a inovar para exemplificar as suas distintas formas de manifestação e enfrentamento. As artes – e aqui, especificamente, o audiovisual – são uma importante ferramenta para promover a sensibilização e o engajamento de um público mais abrangente sobre o tema e ampliar o conhecimento sobre a Lei Maria da Penha e seus respectivos mecanismos para prevenir e coibir a violência doméstica e familiar”, diz Anastasia Divinskaya, representante da ONU Mulheres Brasil.
Ficha Técnica:
| Título: | 180Play |
| Anunciante: | Instituto Maria da Penha |
| Produto: | Institucional |
| Agência: | F.biz |
| Co-CEO: | Fernand Alphen |
| CCO: | Adriano Alarcon |
| Diretora de Conteúdo: | Fernanda Fontes |
| Criação: | Paula Lopes, Romulo Caballero e Thiago Monteiro |
| Conteúdo: | Daniele Rodrigues e Giulia Perrone |
| Curadoria de Cenas e Obras: | Eliane Arakaki e Renata Garcia |
| RTVC/Artbuyer: | Viviane Guedes e Bruna Rocha |
| Motion: | Wesley Martins |
| Tecnologia: | Renato Inamine, Matheus Ferreira, Gilson Nakazato e Adriano Enache |
| UX/Design: | Daniele Pereira |
| CMO: | Carolina Buzetto |
| Mídia: | Eduardo Couto, Damares Pereira, Gabriel Castro e Luísa Carbonell |
| Analytics: | Amanda Gasperini, Guilherme Paiola e Mariana Marques |
| COO: | Juliana Vilhena Nascimento |
| Negócios: | Monica Gelbecke e Camilla Biltoveni |
| Revisão: | Eliane Arakaki, Renata Garcia, Ana Zolin e Victoria Santelo |
| Tradução: | Renata Garcia |
| PR: | Maria Fernanda Malozzi |
| Montagem: | Theo Araújo |
| Fotografia: | Jo/Mo |
| Produtora de Som: | Satelite Audio |
| Atendimento Produtora de Som: | Renata Costa e Nicole Bonnet |
| Produção Musical: | Roberto Coelho, Kito Siqueira, Daniel Iasbeck, Hurso Ambrifi, Mike Vlcek, Thiago Colli, Charly Coombes, Helton Oliveira e Ian Sierra |
| Mixagem e Finalização: | Isadora Penna, Carla Cornea e Renan Marques |
| Coordenação: | Ana Cordeiro e Larissa Costa |
| Aprovação ONU: | Anastasia Divinskaya, Adriana Carvalho, Raquel Grisotto e Ana Carolina Querino |
| Aprovação Instituto Maria da Penha: | Maria da Penha e Conceição de Maria |