“O que esperar do segmento de comunicação e marketing para 2023?”
Em um mundo tão volátil em que vivemos, onde a tecnologia impulsiona as tendências de marketing não anualmente e, sim, com uma frequência incrivelmente rápida, eu vou destacar, primeiro, sobre a gama diversificada de estratégias comerciais que estão chegando e muito está por vir pelas empresas no ecossistema streaming, sejam elas emissoras ou players nativos dos vídeos sob demanda. E, com certeza, a partir dessas novas estratégias, é hora de as agências colocarem em ação os times de mídia, criação e planejamento com o objetivo de destacas seus clientes na corrida pelo novo.
De olho na importância dos dados para as estratégias de marketing, eu enxergo que a tendência de 2023 é que eles se tornem ainda mais relevantes dentro de um cenário onde os custos de publicidade seguirão sendo impactados com o aumento dos preços globais. E, ao invés das marcas reduzirem os gastos, os dados entram como fortes aliados para trazer insights poderosos que farão com que as marcas otimizem os planejamentos das campanhas e realizem, com estratégia, suas campanhas ao longo do ano.
Trazendo agora uma visão mais ampla, nós vivemos uma grande transformação da sociedade, onde temas como ESG e inclusão das minorias são debatidos diariamente. Mais que uma tendência, é uma necessidade não só para 2023, mas para o futuro, que essas discussões ganhem proporções ainda maiores. E as marcas precisam e devem se manifestar em sua comunicação. O consumidor hoje está em busca de marcas que agreguem valor ao seu dia a dia e que compreendam o mundo aqui fora. E, cada vez mais, nós profissionais de propaganda, temos que estar atentos às discussões para levar aos nossos clientes estratégias de comunicação que os posicionem em temas importantes de forma verdadeira e genuína.