O que esperar do segmento de comunicação e marketing para 2023?
“Diante do que vivemos em 2022, desde os fatos positivos como o fim da pandemia, quanto negativos como guerras e instabilidade política, acredito que podemos prever 2023 em duas perspectivas: de quem faz o segmento e de como as marcas trarão ao público final uma síntese de experiência inesquecível.
Vejo que seremos grandes responsáveis em ditar inovação e segurança para o consumidor final. Com tantas fontes de comunicação à disposição, é importante saber qual o tipo de mensagem queremos transmitir aos nossos clientes. Por conta disso, a criatividade e tecnologia deverão andar de mão dadas, com ainda mais força, para trazer uma vivência diferenciada para seu público.
E para quem respira a área, vejo um mundo mais próximo de quando pilotamos na pré-pandemia, mas sem esquecer de acolher todo avanço remoto que obtivemos com os novos modelos de trabalho. Pessoas são mais importantes do que lugares e, por isso, acredito que o modelo híbrido continuará e será muito bem-vindo. Porém, a troca do dia a dia e a proximidade física ainda serão necessárias.
Em resumo, creio que o segmento vai ser desafiado como nunca para se adaptar ao novo. Da forma que for, os líderes e o segmento como um todo deverão estar prontos para se desafiar em ter flexibilidade diante de novas realidades.”