Daniel Kiesel, diretor de Estratégia da Mirum

No mercado de comunicação, quais os principais desafios para estar mais próximo ao público consumidor em 2024?

 

Vejo três principais desafios para o ano que vem em termos de proximidade de público: posicionar-se de forma relevante para o consumidor; manter presença na jornada de compra e construir e gerenciar audiências próprias.

Encontrar um espaço criativo de relevância cultural para uma marca ou produto.

O desafio é posicionar as mensagens de comunicação em ligação com a cultura e a vida das pessoas no ano que vem. É um desafio de todos os anos e seguirá em 2024, visto que a internet se tornou o palco onde acontecimentos repercutem e a linguagem muda rapidamente, como vimos nos últimos anos com influenciadores tomando novas dimensões e significados e com o surgimento de novas redes sociais e formatos de conteúdo. Compreender onde o marketing pode entrar de forma relevante e criativa dentro destas discussões é a chave para uma conexão mais próxima com o público consumidor.

Manter uma presença intencional na jornada de compra do consumidor.

O processo de compra de um produto é composto de vários momentos que precisam ser bem pensados e integrados entre si para que a experiência do consumidor seja a melhor e mais rápida possível. Dentro deste processo, diversas etapas podem ser trabalhadas para facilitar ou torná-lo mais agradável. A criação de conteúdo para a geração de leads, a avaliação do tempo de carregamento do site e a otimização do carrinho de compra em e-commerces são algumas das técnicas possíveis que favorecem a jornada de compra. O desafio para o setor é compreender a fundo um consumidor mutável e coordenar prioridades e projetos direcionados a ele nas empresas, conectando áreas como marketing, tecnologia e vendas.

Uso de dados para gerenciar audiências de maneira mais consciente.

Construir a própria base de dados dos consumidores, em conformidade com LGPD, é um desafio há alguns anos, mas em 2024, na minha opinião, o desafio será o gerenciamento e a ativação destas audiências para entregar uma melhor experiência para o consumidor de um produto, que hoje se pergunta quais as vantagens de fazer parte da comunidade de uma marca. Mensagens e ativações melhor direcionadas têm maior valor para o público e podem gerar melhores resultados, mas isso parte de ter um amplo conhecimento sobre as próprias bases de consumidores.

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