“Cores que Tocam”: projeto torna cores acessíveis para pessoas com deficiência visual
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Em celebração ao mês do Sistema Braille e aos seus 70 anos no Brasil, a Coral, marca de tintas decorativas da AkzoNobel, apresenta o projeto “Cores que Tocam”, iniciativa que amplia o acesso ao universo das cores para as mais de 6 milhões de pessoas com deficiência visual no país. Idealizado pela VML Brasil, com apoio técnico da Fundação Dorina Nowill para Cegos, o projeto integra cor, som e tato em uma experiência sensorial inédita no mercado.
A proposta representa um avanço significativo na democratização da cor como linguagem e ferramenta de expressão. “Na Coral, acreditamos que as cores têm o poder de transformar ambientes e vidas. Esse projeto dá um passo crucial na inclusão sensorial, permitindo que mais pessoas sintam e escolham cores de forma inovadora”, afirma Juliana Zaponi, gerente de Comunicação e Cores LATAM da AkzoNobel.
Partindo de estudos neurocientíficos sobre como pessoas cegas experienciam cores por meio de emoções e memórias, a Coral selecionou 70 tons em nove escalas cromáticas e os traduziu em Cromopoemas® – microtextos que capturam o sentimento de cada cor e foram adaptados ao Braille. Esses conteúdos também foram narrados e transformados em uma galeria sonora no YouTube da Coral, com produção da Vox Haus e direção de som pensada especialmente para pessoas com deficiência visual, evitando sobrecarga sensorial.
O projeto resultou na criação de um leque de cores tátil, inspirado nos mostruários tradicionais de lojas de tintas, mas adaptado com cartelas pretas, leitura em Braille e fonte ampliada. Cada cor é apresentada por meio de sensações e histórias, substituindo a referência visual por uma conexão emocional. A identidade visual do projeto também reflete a proposta imersiva, simulando a leitura tátil e integrando elementos de contraste. Assista aqui.