Cannes Lions anuncia novos padrões de integridade para os prêmios a partir de 2026
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O Cannes Lions anunciou nesta quinta-feira, 10, um novo e abrangente conjunto de padrões de integridade para seu sistema de premiação. As medidas, que entram em vigor a partir da edição de 2026, foram desenvolvidas após uma revisão profunda do festival e visam estabelecer um novo modelo de responsabilidade, rigor e confiança para a excelência criativa global.
“A paisagem da indústria está mudando em velocidade impressionante”, afirma Simon Cook, CEO do LIONS. “Assim como o restante do mercado, o Cannes Lions está evoluindo para acompanhar esse ritmo.”
A decisão ocorre após uma série de controvérsias registradas na edição de 2025, envolvendo a veracidade de dados, uso de mídia sintética e inteligência artificial em cases premiados. Entre os episódios que marcaram o festival, estão a retirada de prêmios de importantes agências brasileiras como DM9 e Africa, além da LePub Brasil.
A DM9, que havia conquistado o Grand Prix em Creative Data com o case “Efficient Way to Pay”, da Consul, teve o prêmio cancelado após o festival constatar o uso de informações manipuladas com auxílio de IA. A DM9 também renunciou aos prêmios Leões conquistados com a campanha “Plastic Blood”, criada para a Oka Biotecnologia. A Africa também admitiu ter errado na apuração e divulgação dos dados, dando uma dimensão maior do que realmente aconteceu na ação “Aluguel Brahma”. Já a LePub Brasil ainda é investigada pelo case “Followers Stores”, criado para a New Balance.
Os casos expuseram falhas no processo de verificação e pressionaram o festival a adotar uma postura mais rigorosa. “Esses novos padrões refletem nossa responsabilidade de proteger o valor da criatividade”, reforça Cook. “Excelência criativa precisa caminhar lado a lado com integridade criativa.”
As novas diretrizes que passam a vigorar a partir de 2026:
1. Autoria e Responsabilidade Compartilhada
Todas as peças inscritas deverão ser validadas tanto por um executivo da empresa participante quanto por um executivo sênior da marca anunciante. Ambos devem atestar a veracidade dos dados, vídeos, textos e resultados apresentados nos cases.
2. Veracidade das Alegações
Será implementado um sistema de verificação em duas camadas: análise manual combinada com inteligência artificial. Jurados também poderão contar com especialistas independentes em dados e mensuração para avaliar alegações de impacto e resultados.
Um manual global de integridade em IA será lançado, com diretrizes claras sobre o que é permitido, o que deve ser declarado e o que constitui violação, com base em recomendações da OCDE, da UNESCO e do Partnership on AI.
3. Consequências por Representações Falsas
Trabalhos com dados manipulados ou informações falsas poderão ser desclassificados a qualquer momento — inclusive após o recebimento de um Leão. Empresas que agirem de má-fé poderão ser banidas por até três anos, e profissionais envolvidos perder o direito de integrar júris.
4. Conselho Independente de Integridade
Casos serão avaliados por um novo Conselho de Integridade, composto por especialistas jurídicos e éticos. As agências envolvidas terão direito de resposta e possibilidade de apelação.
5. Governança e Transparência
O Cannes Lions publicará anualmente uma Auditoria de Integridade Criativa, com um panorama das principais preocupações, evoluções e melhorias aplicadas ao sistema de avaliação — reforçando o compromisso do festival com a transparência.