Azul fecha parceria com Joules & Joules por cor proprietária da marca
Compartilhar
A Azul decidiu transformar o céu brasileiro em uma cor exclusiva criada pela marca brasileira de tintas Joules & Joules. Foi desta parceria que surgiu o Azul do Brasil, nome dado à nova cor proprietária da companhia aérea. O céu foi a fonte de inspiração do tom Azul do Brasil, que vai integrar o branding da empresa de linhas aéreas. A ideia é assinada pela agência Africa, que também desenvolveu a nova campanha de posicionamento de marca. Assista ao filme aqui.
Atendendo a expectativa da Azul, a Joules & Joules elaborou um estudo de composição de materiais com diversos tons da cor azul, em que a variação de tonalidade dependesse da adição do branco em misturas de azuis. Para dar origem a tais nuances, foram escolhidos sedimentos minerais presentes em solo nacional. O Verdete, por exemplo, é uma pedra rica em potássio encontrada em São Gotardo (MG) – o sedimento foi coletado diretamente na jazida e, posteriormente processada na Joules & Joules até se transformar em tinta óleo, junto a outros pigmentos azuis como o Azul Ftalo e o Azul Cobalto, que compõem a cor Azul do Brasil.
“Nós nos baseamos muito na ideia do céu em diferentes momentos e alturas. Quanto mais a gente sobe, mais o céu vai se azulando”, detalha Bruno Dunley, artista plástico e empresário, sócio da Joules & Joules, ao explicar as inspirações para os ensaios da nova cor.
Sobre o processo criativo, Rafael Carneiro, artista plástico e empresário, também sócio da Joules & Joules, comenta como foram os desafios para chegar no resultado esperado. “Como pintor, a gente se acostuma a pensar a cor em relação a outras cores. Neste caso, nós pensamos na cor em relação a um conceito.”
“Estamos muito contentes com o resultado e empolgados para ver a recepção do público. Nossa intenção é que nossos Clientes se identifiquem com a Azul e com a proposta de experimentar a sensação de estarem visualizando os céus por meio da nossa cor, em qualquer lugar”, afirma a gerente geral de marketing da Azul, Tariana Cruz.
Ficha Técnica:
Título: Azul do Brasil
Agência: Africa
Anunciante: Azul
Produto: Institucional
CCO: Sergio Gordilho
Direção Executiva de Criação: Sophie Schonburg, Erico Braga, Rodrigo Marangoni e Rynaldo Gondim
Criação: Aaron Sutton, Gustavo Diehl, Mateus Oliveira, Gabriel Felde, Victor Moraes, Victor Capato, Cortez Pereira e Gustavo Paro
PMO: Verônica Gordilho Araújo
Atendimento: Maria Vianna, Greta Dalla Vecchia e Juliana Rosa
Mídia: Aga Porada, Heloisa Lima, Fabricio Augusto Freire, Ana Zanette e Uiza Souza
Planejamento: Aldo Pini, Luciana Mussato e Vanessa Patino
Content: Natália Moreno e Amanda Porto
RTV: Rodrigo Ferrari e Juarez Lima
Produção Executiva: Paulo Gerassaite e Ale Sarilho
Produtora de Filme: Mosaico
Produção executiva: Paulo Fonseca e Ana Tereza
Assistente de produção: Raiane Ferro
Direção: Rodrigo Pirim
Assistente de Direção: Igor Pimentel e Bob Tucunduva
Direção de arte e objetos: Amanda Fiorentino
Iluminação: Bob Tucunduva
Produtora RTV: Camila Salviano
Coordenação de pós-produção: Patricia Rodrigues e Camila Salviano
Direção de Fotografia: Rodrigo Pirim
Captação de áudio: Uirá Ozzetti
Editor do filme: Felipe Miniccucci
Animação 2d: Anderson Moreira
Edição de cor: Gustavo Johansen
Produtora de Áudio
Produção de Trilha e finalização: Ricardo Pires
Aprovação/cliente: Daniel Bicudo, Tariana Cruz, Renata Lorenzinii, Ualison Moreira, Junior Ferraro, Maria Beatriz Portelinha, Daniela Guimarães, Caio Bueno e Adriano Araújo