Através da BIA, Bradesco aborda assédio contra mulheres
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Em 2020, a BIA, Inteligência Artificial do Bradesco, recebeu em torno de 95 mil mensagens de ofensas e assédio sexual. Em uma campanha que estreou na noite de ontem, 5, a instituição financeira mostra agressões verbais reais sofridas pela BIA e quais eram as respostas dadas. As interações são representadas por meio de locuções em off e projeções em paredes. Em seguida, o filme mostra a mudança de tom das respostas da BIA, posicionando-se de forma contundente contra o assédio. A criação é da Publicis Brasil.
Anteriormente, quando a inteligência artificial do banco recebia algum xingamento, a resposta era passiva: “Não entendi, poderia repetir?”, em uma tentativa da pessoa mudar o tom da pergunta. A partir de agora, o posicionamento torna-se mais direto, forte, sem subserviência ou passividade. “Essas palavras não podem ser usadas comigo e com mais ninguém” e “Para você pode ser uma brincadeira. Para mim, foi violento” são algumas das novas devolutivas da inteligência artificial do banco. A ação está alinhada com a iniciativa “Hey Update My Voice”, da UNESCO.
A campanha ilustra o trabalho de meses, envolvendo os times de RH, Marketing e Tecnologia do Bradesco, em linha com movimentos corporativos mais amplos, como o #AliadosPeloRespeito e as frentes de Recursos Humanos com a Universidade Corporativa Bradesco (Unibrad), com ações e posicionamentos que provocam reflexões sobre gênero, etnias, pessoas com deficiência e LGBTQI+.
“Através dessa iniciativa, o Bradesco amplifica ainda mais as vozes da sociedade e joga luz sobre um tema que precisa ser combatido com coragem, sem hesitação, promovendo atitudes mais respeitosas frente a situações de assédio”, comenta o diretor de Marketing do banco, Márcio Parizotto.
A campanha também prevê anúncios, OOH, ativações nas redes sociais com vídeos de funcionárias do Bradesco mostrando os bastidores do projeto e uma landing page com o manifesto do posicionamento, conteúdos sobre as diversas formas de assédio, canais de denúncia e projetos sobre o tema.
Ficha Técnica:
Cliente: Bradesco
Agência: Publicis Brasil
Produto: Institucional – Inovação
Título: Novas Respostas da BIA contra o assédio
Aprovação no Cliente: Márcio Parizotto, Carla Mita e José Maurício Lilla
CEO: Eduardo Lorenzi
CCO: Domenico Massareto
Diretor Executivo de Criação: Gustavo Victorino
Diretores de Criação: Rico Lins e Juliana Utsch
Diretores de Criação Associados: Bernardo Correa e Rafael Campos
Criação: Luana Grybosi, Douglas Reis, Gabriela Moura, Rafael Barbosa, Mariella Coimbra e Thales Contri
Conteúdo: Claudia Cecília, Aline Botelho, Julia Miranda, Henrique Dantas e Icaro Linconl
Projetos e Tecnologia: Márcio Bueno, Renata Carvalho e Daniela Terng
Atendimento: Tatiana Chiari, Marcelo Trivilato, Livia Toledo, Tahnee Riente, Otávio Santos, Daniel Siqueira e Isabella Misko
Planejamento: Gustavo Leite, Rodrigo Magalhães e Giulia Joau
Mídia: Mauricio Almeida, Fabiana Rodrigues, Ester Ribeiro, Juliana Coralli, Lais Dalcin, Giovanna Passo, Lidia Rodrigues, Alinne Lopes, Raquel Tavernari, Rivagna Valcaci, Leandro Lessa, Tainah Toledo, Italo Brito e Priscila Santos |
Head Produção: Renata Sayão
RTVC: Renata Schincariol, Giuliano Springhetti e Léo Alves
Produtora: MAGMA
Direção: Thatiane Almeida
Produção executiva: Manuel Nogueira
Atendimento: Lili Pulz
Coordenação de produção: Renata Munaretto (Santa API)
Direção de fotografia: Pepe Mendes e Milena Seta
Assistente de direção: Patrícia Jaeger
Diretor de produção: Arabi Mesquita e Guilherme Valiengo
Produtora de elenco: Manu Menezes
Direção de arte: Poliana Feulo e Nídia Aranha
Figurinista: Nai Albuquerque
Make: Welida
Coordenador de Pós Produção: Time Liquor, Partners in Crime
Montagem: Lorrana Souto
Finalizadora: Jacqueline Lima
Pós produção: Liquor Media
Colorista: Diogo Comum
Produtora de Som: Supersonica
Produtora Musical: Elga Flanger
Atendimento: Tatiana Nascimento
Produção Executiva: Marilia Franco
Produção Gráfica: Eduardo Bueno e Emerson Russo
Revisão: Céres Vecchione e Ricardo Milesi