“As roupas não têm culpa”
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A cada 11 minutos uma mulher sofre abuso sexual no Brasil. Tão assustador quanto este número são as razões atribuídas a essa violência: 1 a cada 3 pessoas acredita que a culpa é da própria mulher e 30% da população responsabiliza os abusos, não ao estuprador, mas às roupas curtas e sexy usadas pelas vítimas. A Womanity Foundation, entidade internacional que busca a proteção à mulher por meio da educação, trabalho e igualdade entre gêneros, parte deste cenário, no mínimo estarrecedor, para questionar: se as roupas são realmente um convite à violência, como explicar o estupro antes delas?
A pergunta faz parte da campanha “As roupas não têm culpa”, lançada pela entidade, com criação da J. Walter Thompson, que busca chamar atenção para essa visão equivocada sobre as responsabilidades de um crime. Para isso, foram buscar registros históricos que evidenciam a existência do estupro mesmo em épocas em que as mulheres não usavam vestimentas, como a minisaia.
A campanha conta com três anúncios: hotpants, miniskirt e crop tops. Nas peças são resgatados eventos que provam que os casos de estupro nunca tiveram qualquer relação com a vítima ou com as roupas que usavam. Deixam claro que o sexismo existe muito antes de qualquer coisa.
Ficha Técnica
Agência: J. Walter Thompson
Título: As roupas não têm culpa
Anunciante: The Womanity Foundation
Produto: Institucional
CCO: Ricardo John e Rodrigo Grau
ECD: Humberto Fernandez
Diretor de Criação: Mariana Borga e Erico Braga
Diretor de Arte: Gabriella Marcatto
Redator: Mariana Borga, Eveline Farina e Mariana Carvalho
Atendimento: Thiago Galdi, Caroline Amaral, Enrico Cavallari e Luisa Tofeti
Mídia: Camila Bertoli, João Dabbur, Gabriela Amato e Nathalia Silva
Diretora RTV: Márcia Lacaze
Produtora RTV: Patrícia Motta
Fotógrafo: Gabriel de Moura
Produtora: PICT Estúdio
Aprovação do Cliente: Tiana Vilar Lins