“A fila que ninguém vê”: Da Dark Kitchen Creatives para a Central da Visão
Compartilhar

A campanha “A fila que ninguém vê”, criada pela Dark Kitchen Creatives para a Central da Visão, dá rosto e corpo ao drama de 167,5 mil brasileiros que aguardam por uma cirurgia de catarata no SUS — hoje o procedimento eletivo com a maior fila do sistema público de saúde.
A ação, lançada durante o Abril Marrom, mês de conscientização sobre a cegueira, utiliza inteligência artificial e técnicas de hiper-realismo para criar um filme de 2 minutos. Produzido pela Not So Impossible e pela A9 Audio, o conteúdo imagina a dimensão real dessa espera: uma fila que, se formada fisicamente, teria cerca de 84 quilômetros, o equivalente ao trajeto entre São Paulo e Campinas, ou entre Joinville e Curitiba.
No filme, todos os personagens — idosos, mulheres, homens — estão vendados, parados, aguardando. São mais de 2 mil imagens geradas por IA, com rostos, expressões e contextos inspirados em pacientes reais. A proposta é metaforizar o tempo e o sofrimento de quem vive com a catarata, doença silenciosa que pode levar à cegueira, mas que tem solução simples, segura e rápida quando realizada por especialistas.
“Essa campanha é um chamado para quem enxerga: familiares, amigos, vizinhos. A catarata afeta principalmente quem tem menos acesso à informação ou alternativas de atendimento. E quanto mais gente souber que existe um caminho, mais vidas podem ser transformadas”, afirma Marta Luconi, CEO da Central da Visão.
Além do filme, a campanha inclui o site afilaqueninguemve.com.br, com informações sobre a doença, como receber ou indicar pacientes para atendimento e relatos reais entre as mais de 20 mil cirurgias já realizadas pela organização em todo o país.
Ficha Técnica:
Cliente: Central da Visão
Campanha: A Fila que ninguém vê
Aprovação pelo cliente: Marta Luconi, Guilherme de Almeida e Ronaldo Abati
Agência: Dark Kitchen Creatives
Direção de criação: Guilherme Jahara e Carlão Fonseca
Criação: Guilherme Jahara e Carlão Fonseca
Direção de operações e produção: Clariana Regiani
Produção executiva: Rodrigo Luchini
Produtora do filme: Not So Impossible
Direção de cena: Diego Rodrigues
Direção-executiva: Paulo Blassioli
Direção de atendimento: Adriana Samara
Produção-executiva: Tais Caetano
Montagem: Di Rodrigues
Finalização: Carolina Belem
Pós-produção: Not So Impossible
Geração de imagens IA: Moreno Gonçalves e Diogo Ornaghi
Produtora de Som: A9 Audio