Consumidor brasileiro assume a dianteira no digital, aponta The Future Shopper 2025
Compartilhar

O consumidor brasileiro está cada vez mais conectado, exigente e em busca de experiências digitais que sejam rápidas, personalizadas e confiáveis. É o que revela o The Future Shopper 2025, estudo global realizado pela VML, agência do grupo WPP, que ouviu mais de 25 mil pessoas em 16 países, incluindo o Brasil.
O levantamento mostra que o país ocupa posição de destaque no cenário mundial: 58% dos brasileiros já gastam mais em compras online do que em lojas físicas, número que deve crescer nos próximos cinco anos. Além disso, 65% preferem comprar pelo celular (10% a mais que no ano passado) reforçando o domínio do mobile no consumo digital.
A pesquisa também aponta a forte influência das redes sociais e dos criadores de conteúdo na decisão de compra. Cerca de 67% dos brasileiros já compraram diretamente em plataformas sociais, com o Instagram liderando (38%) e o TikTok como a rede que mais cresce, atingindo 13%. Mais da metade dos entrevistados (55%) afirma que influenciadores impactam diretamente suas escolhas, superando até familiares e amigos em alguns casos.
Outro dado relevante é a expectativa por entregas rápidas: 57% esperam receber suas compras em até 24 horas, e quando se trata de medicamentos e bebidas alcoólicas, a urgência pode variar entre 15 minutos e 1 hora. O frete grátis também se consolida como o maior fator de fidelização, citado por 55% dos consumidores, à frente da qualidade do produto e da velocidade de entrega.
O estudo ainda destaca que 84% dos brasileiros já utilizam inteligência artificial em atividades do dia a dia, como tradução, trabalho e criação de imagens. Embora o uso para compras ainda seja incipiente, 64% acreditam que a IA terá papel fundamental para encontrar os melhores preços e produtos no futuro.
“O The Future Shopper 2025 mostra que o brasileiro está na vanguarda do consumo digital, exigindo não só conveniência e velocidade, mas também experiências personalizadas e relevantes. As marcas que entenderem esse novo comportamento e investirem em tecnologia, logística e conteúdo serão as que conquistarão a preferência e a fidelidade do consumidor”, afirma Stella Pirani, Chief Strategy Officer da VML Brasil.
O estudo completo, em inglês, está disponível para consulta no site da VML (link).