Preta Gil morre aos 50 anos
Compartilhar

Faleceu em Nova Iorque, aos 50 anos, a cantora, empresária e comunicadora Preta Gil. Mais do que referência na música brasileira, Preta construiu uma trajetória marcada pela liberdade de expressão, pela defesa da diversidade e pelo empreendedorismo, sendo uma das fundadoras da Mynd, agência referência em gestão de imagem, influência e projetos de entretenimento.
Filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, Preta também atuou no audiovisual, na televisão e nos negócios. Em 2017, ao lado de Fátima Pissarra e Carlos Scappini, fundou a Mynd, ampliando sua atuação como empresária e se tornando uma voz importante na valorização dos criadores de conteúdo, principalmente nas pautas de diversidade, inclusão e representatividade.
Na música, “Sinais de Fogo”, 2003, foi seu primeiro grande sucesso, faixa do álbum Prêt-à-Porter com uma sonoridade pop e letras confessionais. Já no Carnaval, com o Bloco da Preta, criado em 2009, tornou-se uma das grandes atrações do Rio de Janeiro, arrastando multidões no circuito de rua e consolidando seu nome como referência no entretenimento popular.
Já na TV, participou como atriz em novelas e séries, como “Cama de Gato” (2009) e “Ti Ti Ti” (2010), ambas da TV Globo, e foi presença constante no Saia Justa (GNT).
Ela deixa o filho Francisco Gil e a neta Sol de Maria.