No Cannes Lions, Globo apresenta estudo inédito sobre 100 anos de mídia e publicidade no Brasil
Compartilhar

No ano em que celebra seu centenário, a Globo lança, por meio da plataforma Globo Gente, o estudo inédito “Começo, meio e começo: o Brasil em 100 anos de mídia e publicidade”. Apresentado em primeira mão no Cannes Lions 2025, o material já está disponível na íntegra para o mercado em gente.globo.com.
O estudo propõe uma imersão histórica, cultural e afetiva sobre como a mídia e a publicidade moldaram e continuam moldando a vida no Brasil, sempre em diálogo com os sentimentos, os contextos e as transformações da sociedade. A narrativa adota uma perspectiva inspirada na filosofia quilombola e nos saberes dos povos originários, rompendo com a linearidade tradicional e tratando a história como um movimento cíclico e contínuo.
Dividido em três tempos — começo, meio e começo — o estudo parte do surgimento da imprensa e do rádio, passa pela era das mídias de massa e chega à hiperconectividade contemporânea, marcada pela cultura digital, inteligência artificial e diversidade de criadores. Cada fase retrata o papel da mídia e da publicidade na construção de imaginários, comportamentos e pertencimentos.
Segundo Manuel Falcão, diretor de Marca e Comunicação da Globo, o projeto reforça o compromisso da empresa com o futuro da comunicação no país: “Temos muito orgulho do nosso legado, do nosso presente e uma grande confiança no futuro. Que será construído com novas e emocionantes histórias, sobre e para os brasileiros. Um futuro de ainda mais parcerias, com as histórias da Globo e do mercado publicitário cada vez mais integradas”.
O estudo revisita campanhas icônicas, marcos históricos e transformações sociais que refletem o papel central da publicidade na vida cotidiana, mobilizando afetos, traduzindo comportamentos e ajudando a contar quem somos como sociedade.