“Se você não é conformista, você é ativista.” é a assinatura da iniciativa que o Instituto Avon nesta sexta-feira, 20, uma campanha nas plataformas digitais da marca para a conscientização e o posicionamento da sociedade em prol do enfrentamento das violências praticadas contra mulheres e meninas no Brasil. Desenvolvida pela Wieden+Kennedy, serão 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra mulheres oferecendo diferentes formas de protestar diante das violências de gênero.
A campanha revela que existem vários jeitos de enfrentar as violências contra mulheres e meninas. Ao se indentificar com algumas dessas opções é possível contestar padrões, combater conceitos machistas e interromper comportamentos violentos contra a mulher.
Confira aqui, aqui e aqui três dos seis filmes de 45s que integram a campanha e que por meio de ilustrações simples e linguagem leve descrevem diferentes tipos de ativistas que, ao seu modo, contribuem para provocar mudanças necessárias na nossa sociedade. A campanha será replicada pelas empresas signatárias da Coalizão Empresarial pelo Fim das Violências contra Mulheres e Meninas e, também, em todas as linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
Para Mariana Borga, diretora de criação da agência, “A gente não queria apenas falar com convertidos, ou com os ativistas clichês do imaginário popular, que são pessoas que já são conscientes das suas ações e que enfrentam cotidianamente a violência contra a mulher. A gente queria converter novas pessoas mostrando que o ativismo é múltiplo e que até você que não imagina que é um ativista, talvez seja um – e tenha mais poder nas suas mãos do que imagina.”