1º lugar da Federal do RN é destaque do “Leia para uma Criança”
Compartilhar
A trajetória de perseverança de jovem Thompson Vitor, que passou em 1º lugar no exame do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) em 2015, é a narrativa inspiradora e real da edição 2019 do projeto “Leia para uma Criança”. Promovido pelo Itaú Unibanco e pela Fundação Itaú Social, a campanha distribui livros gratuitos e incentiva a leitura na primeira infância há anos no Brasil – reforçando o potencial dela como agente transformador dos indivíduos, famílias e da sociedade.
Criada pela DPZ&T, a campanha multiplataforma mostra a história de Thompson, morador de Paço da Pátria, na Zona Leste de Natal (RN). Sua mãe, Rosângela Marinho trabalhou por muitos anos como catadora de lixo para fins recicláveis. Enquanto buscava os materiais que ajudavam no sustento familiar, ela também procurava diariamente por livros descartados, os levava para casa e lia as histórias para seus filhos.
Quando aprendeu a ler, o próprio Thompson começou a se aventurar pelos conteúdos de diversos autores, e ansiava pelo fim de semana para mergulhar nos livros e quadrinhos levados para casa pela mãe. A persistência de Rosângela o levou a estudar mais tarde em Fortaleza, quando ganhou uma bolsa de estudos da Organização Educacional Farias Brito. Ele seguiu estudando, passou em 1º lugar na IFRN e não parou – atualmente, cursa Química na universidade de Rochester, em Nova York, nos Estados Unidos.
Dois filmes contam a história inspiradora de Thompson e Rosângela. Um contado do ponto de vista adulto, a mãe, e outro segue a visão da criança, ilustrando a consequência da leitura na vida de Thompson.
As duas peças têm produção da Saigon e, mais uma vez, contam com uma trilha sonora gravada com um coral de crianças. Agora, reinterpretando a música “Dirty Paws”, da banda Of Monsters and Men. Assista aqui e aqui.
Os filmes terão desdobramentos no ambiente digital com uma série de pílulas com entrevistas de Thompson Vitor e Dona Rosângela falando sobre cenas marcantes dos comerciais.
Ainda em outubro, a campanha continua com novidades dos Livros digitais Itaú Criança, assim como um minidocumentário e outras ações especiais, incluindo envolvimento de influenciadores trocando livros em seus perfis no Instagram.
FICHA TÉCNICA:
Cliente: Itaú Unibanco
Produto: Institucional
Campanha: Leia para uma criança
Título: “Busca da Mãe”, “Busca do Filho” e Flash Docs
Direção Geral de Criação: Rafael Urenha
Direção Executiva de Criação: Rafael Ziggy
Direção de Criação: Silvio Amorim
Criação: Rafael Urenha, Silvio Amorim, Giampietro Zanon, Thomaz Dantas, Bruno Landi, Raphael Lucone, André Choairy e Vinícius Curi
Supervisão de Criação (Conteúdo): Mariana Hasselmann
Criação (Conteúdo): Marcel Macedo e Vitor Quinet
Atendimento: Gabriela Yamamoto, Manuela Codas, Lucia Correa, Mateus Carvalho e Ana Carolina Cavallini
Aprovação do Cliente: Eduardo Tracanella, Juliana Cury, Natalia Barreira, Luca Beer e Monique Pereira
Planejamento: Fernando Diniz, Kiko Steinhoff, Marcio Santos, Marianna Bolgheroni, Gabriel Cadete, Luana Sanches e Rafael Marquez
Mídia: Paulo Ilha, Clara Corrales, Tatiana Akemi, Artur Martins e Yasmin Gonçalves
Business Intelligence: Marcelo Azevedo, Gabrielle Paulino e Pedro Rogedo
Projetos: Marcos Yamamura, Michele Almeida e Marione Oliveira
RTVC: Ducha Lopes, Pity Lieutaud, David Barkan, Sthefany Nascimento e Michelle Teixeira
Produção Gráfica: Marcos Moura e Durval Brum
Artbuyer: Marcos Moura e Andrea Soeiro
Produção Digital: Leonardo Grana
Engajamento e Influência: Patrícia Capuchinho, Didi Blanco, Otávio Almeida e Mila Alves
Produtora: Saigon
Diretor: Vellas
Produtor Executivo: Marcelo Altschuler
Diretor de Fotografia: Augustin Claramunt
Diretor de Arte: Guilherme Marini
Assistente de Direção: Flavio Lanfredi
Coordenação de Produção: Carol Pessini, Marina Blum, Natália Cardoso
Atendimento: Fernanda Gomes, Jin Park, Tais Sanches
Montador: Rami d’Aguiar e Ivan Kanter
Finalizador: Fabio Abreu
Coordenadora de Pós-Produção: Virgini Fares
Pós Produtora: Nash
Produtora de Som: Satélite Audio
Direção Musical e Produção: Roberto Coelho e Kito Siqueira
Atendimento: Juliana Correa e Nicole Bonnet
Produção Musical: Hurso Ambrifi, Daniel Iasbeck, Mike Vlcek, Thiago Colli e Charly Coombes
Finalização: Ricardo Bertran, Celso Moretti, Carla Cornea e Angelo Colasanti
Coordenação de Produção: Ana Cordeiro, Karina Coviello, Mariana Tardelli e Rafa Oliveira
Assistente Geral e Finalização: Ian Sierra
Assistente Geral: Renan Marques
Produção Flash Docs: Saigon
Direção: LUMO (Luis Villaverde e Moira Soares)
Diretor de Fotografia: Chico Cobra
Assistente de Direção: Luciana Camargo
Montador: Paulo Miranda