O Hospital Amaral Carvalho, considerado uma referência da oncologia infantil no Brasil e na América Latina, localizado em Jaú (SP), está promovendo uma solução lúdica e criativa desenvolvida para diminuir a solidão de crianças internadas no hospital em isolamento para o tratamento do câncer. A ação foi criada pela DM9Rio para a celebração dos 100 anos do hospital, e surgiu dos clássicos ursinhos de pelúcia, conhecidos por fazerem companhia a todas as crianças, mas que ganharam um upgrade: quando a saudade aperta, basta apertar a mão dos ursinhos – chamados de “ELO” por ligarem as crianças a seus círculos afetivos – e ouvir notas de áudio enviadas a qualquer momento por familiares e amigos via WhatsApp.
A iniciativa, divulgada inicialmente apenas na fanpage do hospital, invadiu as redes sociais e vem sendo amplamente comentada pela mídia. Somente no Youtube são mais de meio milhão de views em uma semana.
Em parceria com a FOM, fabricante de travesseiros, brinquedos e almofadas com material antialérgico, foi desenvolvida essa linha de ursinhos especiais, adaptados para conter um dispositvo que recebe, armazena e reproduz as mensagens. Cada criança tem um número exclusivo repassado aos familiares.
O objetivo da iniciativa é aproximar os pequenos pacientes daqueles que eles tanto amam e ajudá-los a passar pelo período de isolamento de uma forma mais alegre e menos solitária. O projeto levou seis meses para ser desenvolvido e hoje envolve cerca de 30 crianças internadas no hospital.
Ficha Técnica:
Título: Ursinhos “Elo”
Agência: DM9Rio
Anunciante: Hospital Amaral Carvalho
VP de Criação: Álvaro Rodrigues
Diretores de Criação: Álvaro Rodrigues, Diogo Mello
Diretor de arte: Guilherme Cunha
Redação: Otto Pajunk
Atendimento: Renato Fachim
Mídia: Renato Fachim
Gerente de Projeto: Monique Lima
Produtora de Imagem: Trator Filmes
Diretor do Filme: Will Mazzola
Produtora de Som: Sonido
Tecnologia: 3Bits
Parceria: FOM
Aprovação/Cliente: Antonio Luis Navarro