A partir desta quinta, 21, Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, uma ação criada pela Grey Brasil para o Racismo Zero, programa idealizado pela Universidade Zumbi dos Palmares que visa acabar com o racismo e preconceito em ambientes de consumo. O texto da Lei 14.532/2023, que prevê 2 a 5 anos de prisão e multa para quem constranger, humilhar ou cometer crimes de racismo ou injúria racial, vai virar uma etiqueta para ser afixada em bolsas.
A estilista Naya Violeta foi convidada a criar o design da primeira Bolsa Antirracista, distribuída à personalidades que irão amplificar o assunto em suas redes. Milhares de etiquetas com a lei também serão distribuídas para serem colocadas dentro das bolsas das mulheres que enfrentam a revista de suas bolsas sob acusação de furto por conta da cor da pele. Confira aqui.
O reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, diz que o objetivo da campanha é chamar atenção para essa situação que ocorre majoritariamente com pessoas negras. “A ideia é que mais empresas possam conhecer o programa Racismo Zero e façam parte da iniciativa, treinando seus funcionários para serem agentes antirracistas. Além disso, também buscamos gerar conhecimento sobre o programa para que as pessoas saibam que podem contar com um canal de denúncia caso sofram racismo em ambientes de consumo”, explica José Vicente.
Ficha Técnica:
Anunciante: Universidade Zumbi dos Palmares
Produto: Institucional
Título: Bolsa Antirracista
Agência: Grey Brasil
CEO: Manir Fadel
Direção de Criação: Manir Fadel (CCO), André Gola (ECD) e João Caetano (ECD)
Criação: Duda Vidaurre, Gabriella Batista e Jonas Soares
Conteúdo: Bruno Borghi e Bruno Flores
Head de Atendimento: Priscilla Telles
Atendimento: Pamella Kacelnikas
Head de Mídia: Verusca Casciano
Mídia: Camila Mercadante
Head de Estratégia: Mariana Pagano
Head de Produção: Fabiano Beraldo
Produção: Otávio Veras
Aprovação: Reitor José Vicente
Grey Global Head of Creative Excellence: Maru Sokolowski
Grey Global Craft Partner: Costanza Rossi
Grey Global Chief Creative Officer: Gabriel Schmitt
Grey Global Creative Partner: Diego Medvedocky
Grey Global Sr. Creative Manager: Catrina Ramos
Produtora de Imagem: PANCS
Estilista/Designer: Naya Violeta
Pós-Produção: Átomo
Coordenação de Pós-Produção: Fernanda Nahas
Finalizador: Rafael Zierhofer
Montagem: Bruno Husky
Motion: Daniel Rotatori
Color: Rafael Zierhofer
Produtora de Som: Jamute
Produção executiva de som: James Feeler
Engenheiro de som: Marcelo Filho, Otávio Bertolo, Sanjai Cardoso
Coordenação: Julianna Zuppo e Letícia Nunes
Atendimento: Kiki Eisenbraun e Hingrit Nistche