A Tramontina esculpiu animais na madeira como forma de alertar para o principal motivo do desmatamento no país: a extração de lenha. Anualmente, são derrubados 600 mil hectares de florestas brasileiras, prejudicando árvores, plantas e animais. A iniciativa faz parte da ação “Lenha de Animais”, criada pela J. Walter Thompson. Verdadeiras obras de arte, as peças ganharam formato de pássaro, macaco, cobra, tatu e jacaré, num trabalho minucioso do artista Lucas Strey. “Queimando esta lenha de mata nativa você queima também os animais. Use lenha ecológica Tramontina” é a mensagem gravada em cada uma das peças.
Além de chamar a atenção para as sistemáticas derrubadas de mata nativa, o trabalho sugere uma alternativa que não prejudica o meio ambiente: a Lenha Ecológica Tramontina. O produto é feito a partir da serragem de madeira reflorestada, gerada no processo de usinagem de cabos de ferramentas. São fabricados ao mês cerca de 400.000 Kg de briquetes, o que representa a permanência de 8,5 mil árvores na natureza. A Tramontina ainda mantém áreas de preservação permanente, algumas ainda sem a intervenção humana, e áreas em fase de recuperação, com o plantio e o manejo de espécies nativas.
Para esta campanha, foram desenvolvidos kits idênticos aos vendidos nas ruas, mas com animais infiltrados. O material foi entregue em estabelecimentos que utilizam lenhas, para entidades e formadores de opinião engajados em causas sustentáveis.
Ficha técnica:
Título: Lenhas de Animais
Agência: J.Walter Thompson Brasil
Cliente: Tramontina
Serviço: Jardinagem
CCO: Ricardo John
Head of art: Fabio Simões
Direção de Criação: Diego Wortmann e Mariana Borga
Redator: Rodrigo Rocha
Diretor de Arte: Diego Vieira
Atendimento: Daniela Flores, Fernanda Knijnik e Lilian Chwartzmann
Produção Gráfica: Vivian Land e Josiane Toniolo
RTV: Daniela Flores e Fernanda Knijnik
Produtora de vídeo: Bloco Filmes
Diretor: Gabriel Gomes
Produtora de aúdio: B Sound
Fotografia: Leticia Remião e Eduardo Bussolin
Ilustração: Romeu e Julieta
Artista visual: Lucas Strey
Aprovação: Rosane Fantinelli e Nestor Giordani