TEDxAmazônia ganha filme manifesto

Durante o momento delicado que a Amazônia vive, o encontro do TEDxAmazônia,  que aconteceu do dia 2 a 5 de novembro em Manaus, ganha uma importância ainda maior. O evento tem como objetivo reunir pessoas e especialistas com perspectivas diversas e discutir maneiras de cuidar do bioma amazônico, um dos mais importantes para a questão climática no mundo. 

A AKQA Bloom, em parceria com a Black Madre, desenvolveu o filme manifesto de divulgação do evento. O conceito criativo “Onde as Vozes se Encontram” compara o processo de colaboração de ideias com a formação de um rio, que ganha vida a partir do encontro entre diferentes afluentes. Essa ideia de unir vozes diversas em prol de um bem maior é retratada no filme de divulgação, que combina um texto poético e musical, narrado pela manauara Eduarda Machado com a beleza da xilogravura.

 

O filme foi realizado em português narrado por Eduarda Machado, em inglês, por Nat Kelley Mallqui e em nheengatu, na voz de Cauã Borari. O nheengatu é uma língua indígena pertencente à família tupi-guarani, mais especificamente do tronco tupi. Esse idioma, surgido no século XIX, tem origem na língua geral amazônica, que, por sua vez, proveio do tupi antigo. A Constituição Brasileira recentemente recebeu uma tradução oficial para o nheengatu.

A produção é da Santa Transmedia com direção de Gustavo Gripe, com áudio da CANJA.

Deixe um Comentário