Duas marcas conhecidas e alvo de queixas sobre o modo como retratam as mulheres uniram forças: a Barbie, boneca da Mattel, e a edição anual de trajes de banho da revista “Sports Illustrated”. A campanha foca o 50º aniversário da edição da revista, que sai na próxima terça e traz Barbie como uma versão em tamanho boneca das top models da revista, como Tyra Banks e Christie Brinkley, com o maiô preto e branco que a boneca usava em seu lançamento, em 1959.
O tema da campanha é “unapologetic” [não preciso me desculpar], sendo usado com “hashtag” #unapologetic. “Como lenda, sob constante crítica por seu corpo e sua aparência, posar dá à Barbie e às lendas que a acompanham oportunidade de assumir o que são, sem pedir desculpas[#unapologetic]”, disse a Mattel. A campanha deflagrou um debate online sobre as imagens da Barbie e a edição de trajes de banho da revista.
A Mattel enfrenta há muito queixas de que a Barbie, com sua figura esbelta e focada na moda, não é exemplo positivo para as meninas. Já a “Sports Illustrated” recebe críticas segundo as quais a edição de trajes de banho faz das mulheres objetos sexuais.
Os esforços da Mattel para reformular a imagem da Barbie podem ter ganhado urgência com as vendas abaixo das expectativas na crucial temporada de festas.
Do New York Times, com tradução da Folha de S. Paulo