Escreva para pesquisar

Bola da Vez

Sabrina Brito, fundadora e CEO da Simples Agência

Compartilhar

Sabrina Brito, fundadora e CEO da Simples Agência, é a entrevistada da semana no Bola da Vez. Com uma experiência de 16 anos no mercado, Sabrina tem se destacado não apenas como empreendedora, mas também como uma influente voz na ASSESPRO-RJ, importante associação de tecnologia e inovação do Brasil. Além disso, ela dedica parte de seu tempo como mentora no programa Startup Rio, auxiliando novos empreendedores a posicionar e destacar suas marcas por meio de tecnologia, comunicação e marketing digital. A profissional também contextualiza sobre o atual momento da agência e o mercado com os avanços da tecnologia.

 

VoxNews – Poderia compartilhar um pouco sobre sua trajetória profissional e como surgiu a ideia de fundar a Simples Agência?

Sabrina Brito – Eu comecei a estagiar em minha área de atuação no segundo semestre da faculdade em uma agência pequena chamada Moldar Propaganda para em seguida atuar no comércio eletrônico da Varig. Por fim, fui trainee na Fischer América Rio durante um ano antes de começar a empreender, aos 24 anos. Abri a Efeito Comunicação e depois fui sócia de uma agência de design, que se chamava Design Soluto. Quando o sócio decidiu viajar, aluguei toda infraestrutura e abri a Simples para ser uma agência digital.

Falo dos meus estágios porque creio que foram essas experiências que me ajudaram a conceber a ideia de abrir uma agência digital em 2005. Nesta época, tinham poucas no eixo Rio x São Paulo e além de atender demandas diretamente de grandes marcas, tínhamos como clientes também as maiores e melhores agências de publicidade.

Em um ano tínhamos 16 colaboradores e em quatro anos passamos para 30 colaboradores em média. Os tempos mudaram e com as flexibilidades da lei trabalhista hoje mantemos uma equipe fixa enxuta, sendo aumentada e reduzida de acordo com a necessidade dos projetos que temos rodado simultaneamente.

 

VoxNews – Além de fundar a Simples Agência, você também atua como mentora no programa Startup Rio. Como tem sido essa experiência e qual o seu objetivo ao orientar novos empreendedores?

Sabrina Brito – O meu principal objetivo como mentora do programa Startup Rio é contribuir na formação de outros empreendedores, porque eu realmente acredito neste caminho para o crescimento financeiro do Estado do Rio e do país, é claro. Porque uma empresa é uma geradora de receita e potencial contratadora, o que reduz diretamente o desemprego.

No programa eu sou mentora de mercado. Meu papel é orientar os empreendedores a estudarem o mercado onde planejam atuar, seus concorrentes, criar diferenciais inovadores para seu negócio e explorar os principais meios de comunicação para o lançamento. Essa experiência tem sido ótima desde 2015, quando comecei as mentorias. De lá para cá aprendi e aprendo muito tanto apresentando as ferramentas de marketing, como passando minhas experiências, orientando os meus mentorados estrategicamente e especialmente na troca muito rica de conhecimentos com os outros mentores.

 

VoxNews – Como você enxerga a interseção entre tecnologia, comunicação e marketing no ambiente empresarial atual?

Sabrina Brito – São essenciais e complementares para o sucesso, tanto que minha empresa atende demandas destas três áreas. Uma marca, empresa, negócio, como quiser chamar, precisa combinar esses três elementos para se apresentar ao mercado.

Uma empresa precisa de comunicação (marca, design, releases para imprensa, campanhas e conteúdo para seus colaboradores, clientes, redes sociais), precisa de tecnologia (site, aplicativo mobile, softwares de automação, CRM, soluções com inteligência artificial) e precisa de marketing (estudo de mercado, definição de budget, estratégia de comunicação, plano de mídia, análise de resultados).

 

VoxNews – E como a Simples Agência utiliza essa combinação para impulsionar o crescimento das marcas?

Sabrina Brito – Neste ponto o céu é o limite. Nos guiamos muito pela necessidade de cada empresa e claro pela verba que ela tem disponível para trabalharmos. Não podemos planejar sem ter conhecimento de onde o cliente quer chegar e o quanto ele pode investir.

Dando um exemplo de case da Simples, fomos responsáveis por estruturar toda presença digital do Comitê Olímpico Brasileiro – COB durante os cinco anos que antecederam os Jogos Olímpicos Rio 2016. Foi um longo e intenso projeto muito bem-sucedido. Além de desenvolver o portal do COB e do Time Brasil, ativamos as duas marcas nas redes sociais, sendo parceiros estratégicos na comunicação da empresa produzindo conteúdos criativos, campanhas e promoções que aumentasse o engajamento da marca com seus fãs e seguidores.

 

VoxNews – Há também a sua experiência em startups de base tecnológica. Quais são os principais desafios enfrentados por essas empresas e como é possível superá-los?

Sabrina Brito – O principal desafio enfrentado por essas empresas na minha opinião é a perda do protagonismo de uma hora para outra se o fundador não for além de genial na concepção do negócio, estratégico. Porque empresas de base tecnológica inovadoras aparecem num dia e alguns meses depois podem ter umas 10 ou mais iguais.

Por isso a ideia do negócio em si não é o mais importante, o fator decisivo de sucesso é na verdade um conjunto: além do bom negócio estar operacional, é preciso possuir uma equipe qualificada, com expertises complementares e preparada para ter escala; e para traçar uma eficiente estratégia de marketing para conquista e manutenção constante de clientes.

 

VoxNews – Quais são suas perspectivas sobre o futuro do marketing e dos negócios com o avanço da inteligência artificial e outras tecnologias emergentes?

Sabrina Brito – Minhas perspectivas são positivas para quem não ficar com receios e buscar entender o que a inteligência artificial pode fazer ou já está fazendo em prol do crescimento de negócios em seu nicho de atuação. Existe um mundo de possibilidades a serem consideradas no planejamento de marketing de um negócio porque a inteligência artificial de fato pode entrar para fazer a diferença.

Durante o AI Summit Rio 2024, que ocorreu nos dias 13 e 14 de abril, no Museu do Amanhã, apresentei uma solução de chatbot treinado com inteligência artificial para personalizar o atendimento ao cliente. É uma aplicação simples, que é treinada para responder “N” perguntas de um ou mais temas e que ainda é integrada ao chatGPT. Esta solução já desafoga a equipe de atendimento de responder uma série de perguntas que podem ser respondidas pela IA. Este é só um exemplo do uso da IA no marketing e nos negócios, mas o céu aqui também é o limite. Para cada setor já existe uma série de soluções úteis.

Levando essa mesma reflexão para área da saúde suplementar, por exemplo, ao integrar uma plataforma de dados dos pacientes com um sistema de BI integrado à IA é possível criar campanhas de prevenção às doenças crônicas e reduzir os custos de uma instituição de saúde significativamente a médio e longo prazo.

Nesse contexto, uma nova função tem ganhado destaque nas corporações: o CAIO — Chief AI Officer, esta posição tornou-se crucial para as empresas que desejam se adaptar ao avanço da IA e garantir uma posição de destaque no mercado.

Tags:

Deixe um Comentário