De acordo com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, o celular já é a segunda maior causa de acidentes no Brasil e dois segundos de distração são suficientes para um sinistro. Diante de dados como esses, surgiu o “Alerta Anticolisão”, que segue as diretrizes do Movimento Maio Amarelo, o qual tem como proposta chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Confira aqui .
Com o sistema, o celular deixa de ser um acessório, fonte de distração e sinônimo de risco, e passa a ser um assistente de direção frontal, ajudando a prevenir acidentes.
Após abrir o link do “Alerta Anticolisão”, desenvolvido pela Ogilvy Brasil e pela D2G tecnologia, em parceria com a Allianz Seguros e o Movimento Maio Amarelo, o motorista deve posicionar o celular na posição vertical, no centro do painel, e enquadrá-lo corretamente, de frente para o para-brisas. Assim, o aparelho começa a rastrear os objetos a seguir – por meio de ferramenta de inteligência artificial, especialmente preparada para essa ação, as imagens são processadas no próprio celular do usuário. Sempre que a distância do carro da frente ultrapassar os limites de segurança, o motorista ouve um alerta sonoro. O sistema é gratuito e não consome os dados do plano após entrar na aplicação.
Para engajar os motoristas ao trânsito mais seguro, a Ogilvy também criou uma campanha para as mídias sociais, com a hashtag #alertaanticolisãoAllianz.
FICHA TÉCNICA
Agência: Ogilvy Brasil
Cliente: Allianz
Campanha: Alerta Anticolisão
VP de criação: Claudio Lima
Diretor geral de criação: Félix del Valle
Diretor de criação executivo: Márcio Fritzen
Diretor de criação associado: Teco Cipriano
Redatores: Maicon Silveira, Pedro Rosas
Diretores de arte: Teco Cipriano, Fabio Natan, Rodrigo Panachão, Marco Panizza
Projetos: Priscilla Saikai, Beto Campos, Maira Fontoura
Atendimento: Denise Caruso, Felipe Obara, Luma Oliveira
Produtora: Corazon Filmes
Desenvolvedor: D2G tecnologia
UXD: Flavia Goulart