“Nosso último comercial acabou gerando intolerância”: NotCo se pronuncia após suspenção do Conar

A nova campanha da NotCo está no centro de uma controvérsia envolvendo o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária). Lançado no último dia 2 de julho, o comercial criado pela DAVID promove a linha de leites vegetais NotMilk por meio de uma paródia do icônico comercial “Mamíferos”, veiculado pela Parmalat nos anos 1990.

No filme, adultos aparecem fantasiados como animais como vaca, elefante e porco com expressões desconfortáveis e barrigas visivelmente inchadas após consumirem leite de origem animal. A mudança de humor acontece quando experimentam NotMilk: os personagens se sentem mais leves e felizes, em uma analogia aos benefícios dos leites vegetais. Relembre aqui.

No entanto, o Conar acatou uma representação ética contra a peça e emitiu uma liminar determinando sua suspensão imediata. A decisão foi tomada por considerar que o conteúdo pode depreciar o produto concorrente (o leite de origem animal) e gerar interpretações negativas sobre seu consumo. Diante da repercussão, a NotCo divulgou um comunicado oficial intitulado “Nosso último comercial acabou gerando intolerância”, confira abaixo:

“Quem diria: a campanha feita para quem é intolerante ficou desconfortável para alguns. Talvez porque viralizou?

É, milhões de views, compartilhamentos e comentários de todos os lados podem mesmo incomodar. Sendo assim, anunciamos aqui que retiramos a campanha do ar.

Mas, tudo bem. Na Notco pensamos que, às vezes, o papel das marcas é desafiar o status quo mesmo.

Agora, tem uma coisa que ninguém vai tirar de NotMilk: sabor e aquela vontade teimosa de fazer diferente, gerar conversa e oferecer um produto sem lactose e sem os baques da vida adulta.

NotMilk: 100% sabor. Zero lactose.”

Até o momento, o comercial permanece suspenso enquanto tramita a análise final do Conar sobre o caso.

 

Deixe um Comentário