Escreva para pesquisar

BOLA DA VEZ

Nathalia Andrijic – coordenadora dos cursos de Estratégia na Miami Ad School

Compartilhar

Como estrategista, Nathalia Andrijic ajuda as empresas a identificar problemas e ou oportunidades e também desenvolver estratégias para resolvê-los. Atuando como coordenadora na Miami Ad School, Nathalia atuou na parceria junto à 99 no Bootcamp de Planejamento e Estratégia. Um dos projetos do curso acontece com cliente real e proporciona aos alunos a experiência de resolução de um problema para uma grande marca. Dessa vez, a 99 comprou a ideia e o foco foi investigar e encontrar soluções para o projeto “Mais Mulheres na Direção”. “Adoro ajudar as pessoas a tirar seus planos do papel”, diz a executiva.

Em tempo: Nathalia também é Senior Strategist no Google para o Waze. Confira o bate-papo.

 

VoxNews – Para começar nos conte sobre o projeto do Bootcamp em parceria com a Miami Ad School.

Nathalia Andrijic – O Bootcamp de Planejamento e Estratégia é o curso de formação para o mercado de trabalho em Estratégia, então uma das grandes fortalezas é de fato o contato com a realidade do mercado, que se dá pelo networking com professores, com a turma e dois desafios práticos que acontecem ao longo do curso. Essa parceria com a 99 fez parte do segundo desafio, que acontece com cliente real e proporciona essa experiência de resolução de problema para uma grande marca, unindo as turmas de Estratégia e Criação em grupos multidisciplinares e conta com irientações semanais. O foco foi investigar e encontrar soluções para o projeto “Mais Mulheres na Direção”, iniciativa da 99.

VoxNews – O que essa parceria representa tanto para a Miami Ad School e seus alunos quanto para a 99?

Nathalia Andrijic – Essa parceria representa 3 grandes pontos: networking, conexão mercado e escola e foco no social. Quanto ao networking, é importante observar que essa parceria só foi possível por conta do relacionamento de longo prazo que a escola tem com o Cleber Paradela, Head of Brand Experience na 99, foi ele quem abriu as portas para esse diálogo, uma grande prova do poder das conexões que acontecem na Miami. O segundo ponto tem tudo a ver justamente com a possibilidade dessa troca entre a escola e a 99, algo que é muito valioso pra todo mundo. Termos a 99 como essa marca parceira foi um prazer, por ser realmente uma referência e ter um trabalho tão sólido. E por fim, especificamente nesse desafio que escolhemos, foi possível ter um foco em um problema não só de negócios, mas também social, que é a falta de mulheres motoristas no segmento de aplicativos, aproximando as turmas dessa discussão que é tão urgente.

Foi um grande aprendizado nos aproximar da realidade dessas potenciais motoristas e podemos pensar em soluções para melhorar a vida delas e ajudar a 99 a crescer, olhando para todo o ecossistema do aplicativo, canais e possíveis parcerias. É realmente uma frente que a marca está abordando com muita dedicação e foi incrível podermos fazer parte dessa história.

VoxNews – Como funcionou todo o processo?

Nathalia Andrijic – Tudo começou por conta do Cleber Paradela, que já fez alguns cursos na Miami, como o próprio Bootcamp, um curso de Redes Sociais que tínhamos e um dos nossos mais recentes que é o de UX Strategy. Há alguns anos, ele é professor do Bootcamp, atualmente com a disciplina de Futurismo e Novas tecnologias. Por toda essa proximidade, eu como coordenadora, conversei com ele a respeito de desenharmos juntos um desafio com a 99, e na hora ele topou, até por conhecer e confiar no trabalho da escola. Depois de algumas reuniões e alinhamentos com o time a Stella Brant, diretora de Marketing, chegamos ao tema do projeto Mais mulheres na direção e eu me apaixonei.

No final de outubro passado aconteceu o briefing na 99 com o Cleber Paradela, a Giovanna Vitulli, a Juliana Biasi e a Mariana Tozzini, que são as responsáveis pelo projeto. Tivemos também a presença da Luiza Pereira, motorista parceira da 99, que bateu um papo com as turmas pra compartilhar sua realidade e seu dia a dia. Formamos os nove grupos multidisciplinares e passamos às orientações semanais, seguindo todo o processo estratégico e criativo, fazendo muita pesquisa com motoristas, olhando para o mercado, a concorrência e inspirações, para então cada grupo chegar aos direcionais e poder propor um plano estratégico e soluções criativas. O objetivo era que um dos grupos siga com a 99 para executar o plano.

VoxNews – Vocês fizeram um shortlist?

Nathalia Andrijic – Sim, três grupos impressionaram a banca e foram escolhidos. Já tivemos uma nova rodada em janeiro com mais times da 99 e um foi escolhido para seguir com a execução do plano. A divulgação do projeto está prevista para o primeiro semestre de 2020.

VoxNews – Nos projetos avaliados, o que mais chamou a atenção da equipe da 99?

Nathalia Andrijic – A real conexão com o problema e as estratégias e soluções criativas sagazes e com enorme potencial foram fatores decisivos. Depois de tantas pesquisas, os grupos escolhidos foram os que conseguiram olhar de forma mais profunda para o problema das mulheres e também de negócios, e então, trouxeram planos que foram certeiros em termos de conceito, abordagem e ideias de execução, sendo totalmente viáveis e com um olhar bastante proprietário para a marca abraçar esse movimento.

VoxNews – Além da excelência na formação dos alunos, a Miami também é reconhecida por colocar alunos no mercado. Esse projeto com a 99 é mais um passo para isso?

Nathalia Andrijic – Com certeza. Como nosso foco está na formação para o mercado e toda essa experiência coloca os alunos frente a frente com um desafio real, entendendo a realidade da marca, os objetivos, as limitações, as possibilidades. Mais do que mostrar ou falar, um processo como esse proporciona uma experiência real.

VoxNews – Já existem parcerias firmadas com clientes reais para as novas turmas que começam ser formadas em 2020?

Nathalia Andrijic – Ainda não. Semestre a semestre pensamos em novas possibilidades que estejam alinhadas às habilidades que queremos desenvolver nas turmas e desafios que sejam relevantes para o mercado.

Tags:

Deixe um Comentário