Voltada para o ensino da tecnologia online, a Mentorama vai tornar suas aulas ainda mais acessíveis com a gradual introdução de legendas em todos seus 38 cursos ao longo dos próximos seis meses. Os pedidos de pessoas com necessidades especiais interessadas nos nossos cursos é constante e motivou a Mentorama a implementar um programa de acessibilidade.
O primeiro curso que será legendado será os de Ciência de Dados, que é um dos cursos mais populares da Mentorama. Oleg Fomin, Country Manager da empresa, afirma que a iniciativa está alinhada com a missão de dar a oportunidade a todos aprenderem uma nova profissão e mudarem as suas vidas através de seus cursos. “A Mentorama, por ser um curso online no formato de mentoria, já possibilita que pessoas de qualquer cidade do Brasil, mesmo de cidades pequenas, possam ter acesso a uma educação transformadora. Mas se queremos dar acesso a todos, temos que ser acessíveis”, afirma o executivo.
O processo de introdução das legendas tem como a parceira a empresa Reshape.
A iniciativa não tem como objetivo incrementar o número de inscrições. “Não há foco comercial. Queremos ajudar esses portadores de deficiência a terem acesso a uma educação transformadora, que possa transformar uma pessoa vista como portadora de uma deficiência numa pessoa portadora de uma vantagem competitiva no mercado”, afirma Oleg. Segundo os dados com os quais a Mentorama trabalha, cerca de 5% da população brasileira é surda. Há um diálogo em curso com diversas instituições como a Deficiência Tech, Espiral Interativa (Web Para Todos) e da Ação Social para Igualdade das Diferenças para entender como a Mentorama pode ser uma plataforma de ensino 100% acessível a qualquer pessoa, incluindo os portadores de outras deficiências.
A Mentorama planeja em breve lançar edital para empresas que trabalham pela inclusão possam se inscrever para ganhar bolsas de estudos.