Em mais uma iniciativa educacional, a Reckitt Hygiene Comercial vem assinando atividades que unem arte, cultura e tecnologia para a conscientização de crianças sobre o combate ao mosquito da dengue. Nessa etapa do movimento Juntos Contra o Mosquito, a SBP – marca de repelentes e inseticidas da Reckitt Hygiene Comercial -, promoveu em parceria com a Cruz Vermelha Brasileira a iniciativa Expedição Planeta.
Reforçando a importância da prevenção, crianças de dez comunidades do Rio de Janeiro e de São Paulo foram o público-alvo de uma programação de educação ambiental que destacou a importância dos cuidados contra os mosquitos transmissores de doenças.
“Desde sua criação, o movimento Juntos Contra o Mosquito impactou diretamente mais de 118 mil famílias em comunidades vulneráveis no país”, conta Lívia Berrocal, gerente de Propósito da Reckitt Hygiene Comercial.
VoxNews – O movimento Juntos Contra o Mosquito nasceu em 2017. Quais os resultados que já podem ser conferidos?
Lívia Berrocal – O movimento Juntos Contra o Mosquito, que foi criado em 2017 e tem a parceria da Cruz Vermelha Brasileira, atua conscientizando e educando comunidades em alta vulnerabilidade social sobre a importância dos cuidados diários para combater os mosquitos transmissores de doenças, gerando um impacto positivo e auxiliando essas famílias a se manterem protegidas. Desde sua criação impactou diretamente mais de 118 mil famílias em comunidades vulneráveis no país. Para 2022, a previsão é que o programa beneficie quatro mil famílias, ou seja 20 mil pessoas, de Fortaleza, Maceió, São José dos Campos e Curitiba, que irão participar do Movimento em suas comunidades durante três meses, com educação e conscientização, doações de produtos, mutirões de limpeza e ações em escolas. Além disso, 3,5 mil crianças estão participando da Expedição Planeta, que trabalha educação para prevenção de forma lúdica em 10 escolas no Rio de Janeiro e em São Paulo, e 330 mil pessoas de 22 comunidades em alta vulnerabilidade estão recebendo conteúdos culturais e educacionais por meio de grafites e placas nas comunidades.
Além do Juntos Contra o Mosquito, SBP apoia o projeto “Esse Mosquito vai Dançar”, desenvolvido e produzido pela OAK Educação e Cultura. Com músicas e cantigas de roda, a esquete teatral oferece informações sobre o mosquito Aedes aegypti, além de distribuir kits com material didático sobre o tema. Para trazer as informações sobre a prevenção contra as doenças causadas pelo mosquito, os professores contam também com videoaulas e vídeos de formação para auxiliar a abordagem com os alunos, além de uma série animada no canal do projeto no YouTube. Até agora mais de 22 mil crianças de escolas públicas já participaram diretamente dessas atividades.
VoxNews – Como nasceu a parceria com a Cruz Vermelha?
Lívia Berrocal – O Movimento Juntos Contra o Mosquito faz parte do propósito de SBP®, de proteger as famílias e as comunidades de mosquitos causadores de doenças, e possui um protocolo desenvolvido pela London School of Hygiene & Tropical Medicine, universidade de Londres especialista em doenças tropicais, com oito passos para conscientizar e educar crianças, jovens e adultos para o combate do mosquito Aedes aegypti, por meio de doação de produtos, como inseticidas e repelentes, visita às casas com orientações dos cuidados diários necessários, mutirões de limpeza e atividades educacionais em escolas. Em 2017, foi adaptado à realidade das comunidades em alta vulnerabilidade social no Brasil em parceria com a Cruz Vermelha Brasileira, que já possuía uma atuação consistente na conscientização para o combate aos mosquitos transmissores da dengue, Zika e Chikungunya.
VoxNews – Essa edição do movimento focou bastante em crianças e jovens. Como a Reckitt vê esse público dentro desse projeto?
Lívia Berrocal – O Movimento Juntos Contra o Mosquito tem ampliado a comunicação e a conscientização para diversos públicos dentro das comunidades. Acreditamos que as crianças e os jovens são multiplicadores de conhecimento e, por isso, capazes de conscientizar mais e mais pessoas. Iniciativas como a Expedição Planeta, que é um cinema imersivo em escolas públicas, com foco no Fundamental I e II, intervenções artísticas, ativações com influenciadores das comunidades e boletins em rádios são alternativas lúdicas e mais interessantes de conscientizar todos os integrantes das famílias. As atividades, em formato de jogos e brincadeiras, reforçam os ensinamentos sobre prevenção para as crianças, enquanto os adultos são convidados a participar de um mutirão de limpeza no entorno das escolas. Em São Paulo, por exemplo, haverá ainda um mutirão de plantio de árvores nativas, como forma de reequilibrar o meio ambiente, contribuindo na diminuição de focos de mosquitos. Já para alertar os jovens, reforçar a mensagem de proteção e incentivar a economia circular nas comunidades, o movimento promoveu ações de grafite com artistas locais, que são desafiados a criarem desenhos que representem a realidade local e conscientizem ao mesmo tempo.
VoxNews – Além dos meses de verão – com mais registros de casos de dengue, zika e chikungunya – a Reckitt promove o movimento em outros períodos também?
Lívia Berrocal – A sexta temporada do Movimento Juntos Contra o Mosquito acontece nas comunidades mais afetadas pela dengue em regiões de Fortaleza, Maceió, São José dos Campos e Curitiba, embora preveja ações em outras localidades, como Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Alagoas e Curitiba, e ocorre de novembro deste ano a março de 2023, iniciando, portanto, antes do verão. É importante destacar que ações de comunicação acontecem durante todo o ano com o objetivo de reforçar a importância do cuidado, mesmo quando os casos de dengue são menores.
VoxNews – O que podemos esperar na iniciativa para 2023?
Lívia Berrocal – A nossa expectativa é, tão logo finalizar a sexta temporada, em março do ano de 2023, já dar andamento à sétima temporada, antes da época de chuvas, conscientizando um número ainda maior de pessoas.