No mercado de comunicação, quais os principais desafios para estar mais próximo ao público consumidor em 2024?
Hoje, nós vivemos uma verdadeira batalha pela atenção do consumidor. Com o crescimento das opções de mídia e a maior facilidade de acesso das redes sociais, streaming, mídias tradicionais, podcasts, portais e OOH; ele possui uma infinidade de opções e consome cada um desses meios em momentos e ocasiões diferentes. Além disso, é preciso somar este cenário à velocidade que essa nova realidade exige. Nesse quadro, a mensagem que é positiva e viral hoje, pode se tornar antiquada e acabar “flopando” amanhã. Para 2024, nós ainda temos diversos novos desafios, como o crescimento no número de novos produtores de conteúdo e das plataformas de Inteligência Artificial que surgem todos os dias.
O principal desafio, na minha visão, é conseguir criar um storytelling autêntico e personalizado que se conecte de fato com o consumidor, posicionando essas conversas nos canais e momentos corretos. É cada vez mais relevante conhecer em detalhes quem é o seu consumidor, o que ele consome, onde se conecta e em qual momento. Nesse contexto, as marcas precisam se tornar relevantes, criando conteúdos que, de fato, façam diferença no dia a dia dessas pessoas. Essa construção passa por uma série de etapas – análises profundas da audiência e canais, planejamento, construção dos conteúdos, publicação, estudo dos dados e relatórios. Quem conseguir cobrir todos esses pontos, terá uma chance maior de ter sucesso na comunicação e conexão com os consumidores.