João Amaral, COO e diretor executivo geral do Voz dos Oceanos

João Eduardo de Villemor Amaral é COO e diretor Executivo Geral do Voz dos Oceanos, iniciativa capitaneada pela Família Schurmann, para a defesa e preservação dos Oceanos. Durante a expedição, são produzidos conteúdos para TV com quadro no “Fantástico”, da TV Globo, Canal Off e meios digitais, além de diversas ações promovidas em terra firme como intervenções em pontos turísticos nas cidades do Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Belém.

“Só em 2021, estimamos que nossa iniciativa tenha alcançado, no mínimo, cerca de 44 milhões de pessoas via reportagens veiculadas em diferentes canais de comunicação, além das mais de 420 mil pessoas no engajamento pelas redes oficiais e de collabs com perfis influentes, que levaram a causa a mais de 14,7 milhões de usuários do Instagram e 1,2 milhão do TikTok, por exemplo”, conta o executivo.

Sempre prospectando patrocinadores para a sua viabilização, o grande projeto conta conta com diferentes cotas de patrocínio fechadas com Corona, Natura Kaiak, Faber-Castell e Sabesp. Em dezembro de 2021, quando a iniciativa marcava presença em Recife, Pernambuco, uma nova cota foi adquirida pela RaiaDrogasil. Vale lembrar, também, a atuação do Voz dos Ocenos nos pilares Artes, Ciência, Educação e Inovação.

Confira a entrevista com João Amaral, que também é presidente do Conselho ESG do Brasil Export, conselheiro da ABFintechs e sócio fundador da organização J Amaral Advogados, com atuação no Brasil e na Europa.

 

VoxNews – Quais são hoje as ações que estão na linha de frente da iniciativa Voz dos Oceanos?

 

João Amaral – Voz dos Oceanos vem sendo uma jornada de informação, conscientização e engajamento, mobilizando a sociedade para a urgência da defesa e preservação dos oceanos. Só em 2021, estimamos que nossa iniciativa tenha alcançado, no mínimo, cerca de 44 milhões de pessoas via reportagens veiculadas em diferentes canais de comunicação, além das mais de 420 mil pessoas no engajamento pelas redes oficiais e de collabs com perfis influentes, que levaram a causa a mais de 14,7 milhões de usuários do Instagram e 1,2 milhão do TikTok, por exemplo.

 

Aproximando a população da realidade que invade diariamente os mares do planeta, Voz dos Oceanos liderou, ao lado de voluntários locais, 10 limpezas de praias, mangue e barreiras flutuantes. Respeitando os protocolos de saúde e segurança que, inclusive limitaram o número de participantes, essas ações foram instrumento in loco de educação e conscientização ambiental, resultando em, pelo menos, 1,25 tonelada de resíduos recolhidos.

 

Navegando pelas ondas da ação e da transformação, encontrou e revelou dezenas de pessoas diversas e comprometidas com o bem-estar do entorno, dos outros e do planeta. Em terra, Voz dos Oceanos também invadiu as cidades do Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Belém, levando a conscientização para estes grandes centros urbanos por meio de intervenções como as icônicas iluminações e/ou projeções do Cristo Redentor, do Farol da Barra, do Elevador do Taboão, do Elevador Lacerda, do Marco Zero, da Estação das Docas, da Igreja Santo Alexandre, do Theatro da Paz e da Samaumeira do Parque do Utinga.

 

Nossa tripulação segue nossos pilares de Arte, Ciência, Educação e Inovação, firmando parcerias, conferindo de perto e revelando para todo o país ações transformadoras, além de provocar o debate da recuperação e preservação dos oceanos junto a gestores públicos.

 

VoxNews – Como vocês estão trabalhando junto a comunidades e ONGs para incentivar a proteção dos oceanos e o despejo de plástico nos mares?

 

João Amaral – A transformação acontece a partir da ação individual e coletiva. Desde que iniciamos a expedição, nossa Voz dos Oceanos cruzou o caminho de pessoas tão diversas: estudantes, pescadores, líderes comunitários e de ONGs, empresários com projetos sociais, artistas, entre outros. Com pessoas comprometidas com o bem-estar de outras pessoas e do planeta. Já estivemos com dezenas de agentes da transformação e orgulhosamente ampliamos o alcance de suas iniciativas por meio dos canais diretos da Voz dos Oceanos ou conteúdos produzidos para TV e outros meios de comunicação. Nas nossas redes, por exemplo, apresentamos os universitários que integram a equipe baiana Cafeína, vencedora do NASA Space Apps Challenge International 2019, o maior hackathon do mundo, com o projeto Ocean Ride. E o projeto também é destaque do Hub Digital Voz dos Oceanos, hospedado no G1. Outro exemplo: as ações do Grupo Família na Mesa, do Na Laje Designs e do Projeto Marulho, além de serem destaque em nossos canais, também foram pauta do nosso quadro no Fantástico, ganhando ainda mais – e merecida – visibilidade.

 

VoxNews – Como você avalia os projetos voltados para a Economia Azul, ou economia do mar. Onde Voz dos Oceanos vai trabalhar dentro desse conceito?

 

João Amaral – Acho de extrema importância e estamos vendo boas iniciativas neste segmento, principalmente, de cooperativas, ONGs e pequenos empreendedores. Mas também encontramos startups que vêm se destacando e crescendo dentro da Economia Azul. Ao defender e estimular a mudança de hábitos de comportamento e de consumo, estamos motivando os consumidores a buscarem por alternativas mais apropriadas para a preservação dos nossos oceanos, consequentemente, ampliando a demanda por produtos, serviços e projetos nessa área.

 

VoxNews – Como Voz dos Oceanos trabalha para comunicar a conscientizar pessoas e empresas pela preservação dos mares e da vida marinha? Há agência de publicidade envolvida?

 

João Amaral – Temos nossa própria equipe em terra e a bordo, cuidando da produção dos conteúdos audiovisuais, que são veiculados no Fantástico, nos intervalos da programação da Globo e no Canal Off, até o momento, e também nos nossos canais e redes sociais, no hub digital hospedado no G1 e em perfis de nossos parceiros, sendo responsáveis pela produção desses conteúdos. A Voz dos Oceanos é uma iniciativa liderada pela Família Schurmann, que é, por natureza, contadora de história e comanda uma produtora que inclui, entre seus sucessos, o filme “Pequeno Segredo”, dirigido por David Schurmann e escolhido para representar o Brasil no Oscar.

 

VoxNews – Como funciona a parceria do Voz dos Oceanos com os patrocinadores?

 

João Amaral – Para colocar a expedição para, literalmente, navegar pela costa brasileira e oceanos do mundo, Voz dos Oceanos conta com patrocinadores capazes de investir nesta iniciativa, que vai muito além de um projeto de Marketing. É apostar em um propósito, uma missão atrelada aos princípios de ESG – Environmental, Social and Corporate Governance.

 

Em agosto de 2021, quando a expedição oficialmente teve início com a partida de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, Voz dos Oceanos contava com diferentes cotas de patrocínio fechadas com Corona, Natura Kaiak, Faber-Castell e Sabesp. Em dezembro de 2021, quando a iniciativa marcava presença em Recife, Pernambuco, uma nova cota foi adquirida pela RaiaDrogasil, encerrando o ano com cinco parceiros-investidores, empresas com reconhecidas iniciativas nas áreas Ambiental, Social e de Governança Corporativa.

 

Mais que patrocinadores, essas empresas são nossas parceiras e estão literalmente a bordo da nossa missão. Têm sido muito importante para nossa expedição, que tem gerado conteúdos e experiências especiais para cada uma de acordo com os contratos firmados. Ainda precisamos ampliar esse quadro, adotando o mesmo relacionamento positivo com as atuais. Por isso, seguimos prospectando novos patrocinadores para viabilizar totalmente nossa iniciativa.

 

Voxnews – O nome Voz dos Oceanos já é um ativo de peso. Como é feita a captação de novos patrocinadores?

 

João Amaral – Nosso time vem prospectando novos parceiros e a própria Família Schurmann, líder da expedição, se envolve pessoalmente nesse processo. Temos todos uma missão que acreditamos e defendemos.

 

VoxNews – Existem novos projetos do Voz dos Oceanos com cotas em negociação? Caso sim, quais?

 

João Amaral – Além das cotas disponíveis para a expedição em si, temos projetos mais amplos dos pilares Artes, Ciência, Educação e Inovação, que dependem da captação de recursos.

 

VoxNews – Quais são os próximos passos de Voz dos Oceanos?

 

João Amaral – Em abril, iniciamos nossa etapa internacional, navegando por Tortola e outras ilhas do Caribe, Bahamas e ilhas ao redor. Chegamos em Miami no dia 31 de maio e lá já começamos uma intensa programação com coletiva de imprensa, evento com formadores de opinião, ações de limpeza de praia no sul da Flórida e produção de conteúdo com a cobertura de iniciativas de destaque. Miami é o início da nossa grande jornada pela costa leste dos Estados Unidos. Até o início de novembro, passaremos também por Fort Lauderdale, Nova York, Hampton & Cape Cod, Boston, Maine, Nova Hampshire, Newport e Rhode Island. Queremos ampliar ainda mais nossa onda transformadora e essa jornada pelos Estados Unidos deverá impulsionar ainda mais nossa iniciativa coletiva. Em paralelo, seguimos atuando fortemente no Brasil e em outros países, participando de eventos internacionais promovidos pelo Programa da ONU para o Meio Ambiente, que apoio mundialmente nossa expedição, além de outras iniciativas importantíssimas, como a Conferência dos Oceanos em Lisboa, que contará com a nossa participação. Conscientização, mobilização, transformação. O desafio é grande, mas estamos entusiasmados e confiantes que, juntos, estamos e vamos fazer a diferença!

Deixe um Comentário