Isadora Barros, sócia da Aflora

Desde sua fundação em 2017, a Aflora ESG tem se consolidado no mercado como uma referência em estratégias de marca focadas nos pilares da responsabilidade social, econômica e ambiental. Sob a liderança de Aline Rodrigues e Isadora Barros, a empresa se tornou um nome importante no monitoramento de tendências de sustentabilidade e na geração de relatórios que ajudam corporações a moldar suas políticas de gestão e comunicação.

 

Agora, em 2024, a Aflora dá um passo à frente com o lançamento de uma unidade totalmente dedicada à comunicação de marca com foco técnico em ESG. Essa nova área vem para atender a demanda crescente de empresas que buscam incorporar de forma mais profunda os princípios de sustentabilidade em suas práticas de mercado, com soluções que integram responsabilidade ambiental e social à gestão e ao marketing. Em conversa com Isadora Barros, sócia da Aflora, exploramos os motivos e a visão estratégica por trás dessa expansão inovadora.

 

VoxNews – Qual é a importância de integrar os princípios de ESG no desenvolvimento de marca hoje em dia?

 

Isadora Barros – Acreditamos que nesse caso a palavra-chave é “responsabilidade”. Se entendemos que marcas são entidades relacionáveis, que criam uma comunidade de pessoas em seu entorno, têm potencial de mobilizar causas e criar conversas, que empresa você acha que está pensando no seu futuro? Qual delas contribui para o seu presente? E qual age de forma egoísta e descompromissada com sua comunidade?

 

Precisamos falar de (e criar) marcas responsáveis.

 

Já não é novidade que cada vez mais os consumidores estão atentos aos impactos do seu consumo – ou pelo menos boa parte deles, que a cada ano estão em maior número. Fazer uma super campanha com discurso responsável, pode até ter seu impacto, mas pela velocidade que a humanidade vem testemunhando os resultados do descaso climático, o discurso que não se sustenta com certeza vai ter cada vez menos espaço.

 

Também é importante ressaltar que os retornos para as empresas que investem em ESG não vêm apenas nas vendas, mas é possível identificar gargalos que melhoram e otimizam operações entre outros benefícios tangíveis e intangíveis, especialmente nos âmbitos sociais e de governança.

VoxNews – A Aflora ESG foi lançada em 2017 e já atua há alguns anos no mercado. O que motivou a criação dessa nova unidade especializada em ESG com foco na comunicação de marca?

 

Isadora Barros – Nós somos especialistas em marca. E em 2024 não existe falar de marca forte sem considerar os impactos que ela tem no mundo. Foi nessa linha que a agência criou essa vertical com foco na geração de estratégias ESG.

 

Da mesma forma que pensamos em estratégias que desenham arquétipos, tom de voz e principais pilares de conteúdo para alcançar objetivos de marca, precisamos considerar os níveis de responsabilidade social, econômica e ambiental que ela vai imprimir no mundo – e garantir que seus gestores estejam cientes dessa responsabilidade. Não existe mais espaço no mercado (não a longo prazo) para marcas que não praticam o que falam.

VoxNews – Pode nos explicar como a nova unidade da Aflora vai atuar em termos de gestão técnica de ESG?

 

Isadora Barros – Para atender essa vertical, desenvolvemos um time com especialistas em monitoramento de tendências de sustentabilidade, análise de dados e geração de relatórios que ajudam a orientar as políticas de uma gestão responsável. Dessa forma, conseguimos entregar documentos estratégicos para que essa gestão seja aplicável, como matriz de materialidade, relatório de sustentabilidade, consultoria e implementação de metas, bem como seu acompanhamento para ajudar a direcionar as decisões executivas. Isso tudo, claro, alinhados ao discurso e à atuação da marca. E é aí que entra a nossa expertise em comunicação. A ideia é adequar a identidade de cada empresa ao seu planejamento estratégico de gestão ESG, justamente para alinhar o discurso à prática possível de cada marca – e às metas de médio e longo prazos também. É uma entrega bastante personalizada.

 

VoxNews – A Aflora tem identificado novas tendências que influenciam diretamente o comportamento das marcas e consumidores?

 

Isadora Barros – Sem dúvida. Nós estamos sempre atentos aos movimentos do mercado consumidor em geral. E é notável o consumo crítico cada vez mais determinante na hora da decisão de compra, seja de produtos ou de serviços. E quando falamos desse senso crítico do consumidor, não identificamos apenas a análise sobre a responsabilidade ambiental, sempre muito atrelada ao ESG. É importante ressaltar que a governança e a responsabilidade social das marcas também estão na mira dos consumidores. É fundamental entender o ESG para muito além da sigla, quase como um guardião de boas práticas, focando na ética e na gestão responsável.

 

VoxNews – Como essa nova unidade auxilia as empresas a alinharem suas estratégias de ESG com suas políticas de marketing e comunicação?

 

Isadora Barros – Quando criamos estratégias de gestão sustentável, é claro que englobamos o setor de marketing e comunicação. Dessa forma, nossa entrega acaba sendo 360, considerando todas as áreas da empresa e suas especificidades. Agora, para atingir as metas, é necessário que todos os colaboradores estejam cientes e alinhados e para isso, é claro, também formatamos entregas especificamente de comunicação. Campanhas que ajudem a alinhar todo o time da empresa são fundamentais para ajudar no sucesso da estratégia traçada.

 

VoxNews – Qual é o impacto de uma comunicação transparente e responsável em relação às práticas de sustentabilidade?

 

Isadora Barros – Absoluto. O consumidor quer, cada vez mais, saber como as empresas lidam com sua gestão de forma ética e, por outro lado, a empresa precisa publicizar suas práticas. A comunicação precisa, sempre, ser ética para garantir que a relação clientes <> empresa seja sempre honesta. Ninguém quer se relacionar (muito menos fazer negócio) com quem não se confia, certo?

 

VoxNews – Você poderia compartilhar alguns exemplos de empresas que já foram impactadas positivamente pelas soluções da Aflora?

 

Isadora Barros – Ao longo da nossa história, é interessante analisar que, mesmo antes de abrirmos a vertical de ESG, emplacamos diversos trabalhos que já nos ensaiavam para chegar onde estamos. Entre clientes de diversos setores como cultural, comportamento, e sustentabilidade, é legal olhar para trás e ver que a ética sempre esteve presente nos nossos direcionamentos tanto de estratégia de criação de marca, como de comunicação mais de dia a dia. Foi uma escola que nos fez trilhar o caminho até a aqui. Por isso é tão natural essa abertura da vertical focada em projetos de ESG.

 

A Urca Energia, por exemplo, foi o primeiro cliente dessa nova vertical e já estamos no segundo ano de parceria. Para eles estamos fechando o segundo relatório de sustentabilidade e na sequência emendaremos na revisão da materialidade da empresa, quando identificaremos os temas prioritários a serem abordados nas próximas estratégias.

 

VoxNews – Como vocês combinam a análise técnica com o desenvolvimento criativo de comunicação de marca?

 

Isadora Barros – Eu acredito que para uma ideia ser bem executada, não dá pra dissociar criatividade da técnica. Justamente por isso, nosso time é multidisciplinar e está em constante diálogo para se complementar e entregar nossos projetos. Nosso papel, meu e da Aline, minha sócia e diretora criativa da Aflora, é justamente criar os meios e apresentar ferramentas para que essa troca entre a equipe fique sempre bem azeitada. Esse é um ponto em que estamos sempre de olho, buscando novidades e melhorias que o mercado apresenta.

 

VoxNews – No contexto de marcas que desejam adotar práticas de ESG, como vocês avaliam a importância de educar o consumidor final sobre essas práticas?

 

Isadora Barros – Na verdade eu vejo hoje um movimento muito mais de fora para dentro. Entendo que as marcas estão cada vez mais querendo se adequar às demandas ESG muito por uma demanda do seu mercado consumidor. É lógico que muitos líderes querem emplacar essa pauta como uma demanda óbvia e ética, mas sabemos que, no final, para implementar certas estratégias é necessário investir e, muitas vezes, o investimento só se justifica se trouxer, a médio e longo prazo, seu retorno – e lucro. Dessa forma, se entendemos que os clientes podem fidelizar mais ainda seu consumo ou aumentar sua base diante dessa demanda, acredito e torço para que finalmente as marcas virem suas chaves muito em breve, e em massa.

VoxNews – Como vocês planejam expandir a atuação da Aflora no mercado nos próximos anos, especialmente com essa abordagem mais técnica e focada na comunicação?

 

Isadora Barros – Nossa vertical de entregas de estratégia ESG já está totalmente implementada e tocando seus projetos. Como dito, acredito que essa é uma demanda que vai crescer bastante nos próximos anos e nós, já prevendo esse movimento, deixamos a casa pronta para atender essa necessidade do mercado. A verdade é que, para além do trabalho óbvio que uma gestora de empresa tem que ter de antever movimentos do mercado, é uma delícia identificar os movimentos que são compatíveis com a nossa visão de mundo e poder direcionar a agência para tocar projetos que fazem sentido para a gente. Poder somar nas estratégias das empresas indicando caminhos relevantes de marca e atrelando isso a uma gestão responsável está 100% alinhado ao futuro que queremos ajudar a escrever.

 

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