Um dos finalistas do prêmio Caboré 2012, maior prêmio do mercado de comunicação, que acontece no próximo dia 4, tem os cabos eleitorais dos sonhos. O publicitário Fábio Freitas, da agência Africa, traz em sua página no Facebook campanha pedindo votos com depoimentos de Faustão e Angélica. Faustão diz que “Fábio é o seu candidato e que ele sabe controlar a vaidade”.
Vaidade. Aí está a confusão. A campanha gerou ciumeira no mercado, que questiona como a Globo autorizou artistas a fazerem campanha para um publicitário da Africa, que possui a conta de um dos maiores anunciantes do país, a Procter & Gamble. Os vídeos vão também na contramão das recomendações do manual de conduta da Globo, que diz que o elenco não deve se envolver em causas e campanhas em mídias sociais sem autorização.
Procurada, a assessoria de Angélica disse que ela gravou o vídeo como pessoa física. A Africa confirma que já tem uma relação com esses artistas, e que é comum eles ajudarem a agência. A Globo não respondeu se autorizou a participação do elenco na campanha, mas afirma que se mantém isenta em relação a premiações. E que não cerceia a manifestação de seus colaboradores. Faustão não se pronunciou sobre o assunto.
Da coluna Outro Canal, da Folha de S. Paulo