O VoxNews conversou com Euler Brandão, presidente e sócio da ProBrasil, de Belo Horizonte. Com clientes emblemáticos como a Catuaba Selvagem – sucesso no último Carnaval e também durante a Copa do Mundo – e a cerveja Therezópolis, a agência tem como foco os resultados obtidos através da comunicação. Para isso, tem como metodologia própria a EDC® – Estratégia de Diferenciação através da Comunicação, fortemente embasada em pesquisa, e que tem como propósito revelar diferenciais competitivos para as marcas gerando, assim, crescimento. Segundo Brandão, “nossa entrega e metodologia não possuem paralelo conhecido”.
A agência ainda conta como sócios profissionais responsáveis por áreas estratégicas como Claudia Brandão (Mídia), Grasiela Scalioni (Atendimento), Alexandre Level (Criação) e Paula Barreto (Financeiro) que já comemoram um crescimento de 35% neste primeiro semestre, se comparado ao mesmo período de 2017. Confira o bate-papo.
VoxNews – Nos contem um pouco da história da ProBrasil.
Euler Brandão – A agência foi fundada em 2001, inicialmente, com o nome PDV Brasil. Desde o seu início, nossa atuação foi bastante focada em estratégia competitiva e geração de resultados para nossos clientes, em razão de meu background acadêmico e profissional em Administração de Empresas e Marketing. Nosso foco sempre foi em empresas privadas, nunca atendemos contas públicas e nem Governo, diferentemente da vocação da maioria das agências do Estado de Minas Gerais. No início, quando operávamos ainda sob a marca PDV, nosso foco era bastante voltado para o varejo, pois nosso primeiro cliente foi a Centauro. O atendimento da conta da Ricardo Eletro, por um período de 11 anos, além de ter contribuído para o cliente sair da 32a para a 2a posição no ranking nacional de empresas de varejo de eletrodomésticos, também marcou a transição da ProBrasil de uma agência regional para passar a ter atuação nacional.
Ao longo desses anos desenvolvemos uma metodologia própria, denominada EDC® – Estratégia de Diferenciação através da Comunicação, fortemente embasada em pesquisa, e que tem como propósito gerar diferenciais competitivos para as marcas de nossos clientes. Esta metodologia foi testada com sucesso em mais de 40 marcas, de diversos setores econômicos diferentes, e se mostrou robusta na geração de resultados para nossos clientes.
Somos apaixonados por marcas, sua construção, posicionamento e diferenciação. Hoje, todo o corpo diretivo da empresa é, além de executivo, sócio da empresa. Nossa equipe é multidisciplinar, e atuamos com desenvoltura tanto no ambiente on quanto off. Temos um alto nível de comprometimento com nossos clientes, uma vez que via de regra estabelecemos um relacionamento em nível estratégico. Possuímos hoje, em nossa carteira, clientes líderes nacionais em suas áreas de atuação, como o Pastifício Santa Amália (marca líder em share volume e vendas em massas), Catuaba Selvagem, Forno de Minas, 188Bet, além de outras marcas atuantes em diversos segmentos, como Cerveja Therezópolis, Oncomed, Plusbelle e Cantina da Serra.
VoxNews – Como o senhor definiria a agência? Qual a sua principal característica?
Euler Brandão – Nossa abordagem estratégica, que parte de uma análise bastante profunda do ambiente competitivo de nossos clientes (histórico do cliente e sua essência, comportamento e hábitos de consumo do consumidor final da marca, análise dos competidores e suas estratégias), fortemente embasada em fatos e dados (pesquisas) e nossa capacidade de geração de insights estratégicos e criativos a partir da análise deste cenário. Trata-se de algo bastante incomum em nosso mercado de agências de publicidade, e nossa entrega e metodologia não possuem paralelo conhecido.
VoxNews – A agência atende marcas interessantes como a cerveja Therezópolis e ainda a Catuaba Selvagem. Podem nos citar cases das marcas?
Euler Brandão – A cerveja Therezópolis é ainda um case em construção, pois apenas finalizamos a fase de reposicionamento e lançamento da nova plataforma de marca. Já a Selvagem é um case consolidado, tratando-se de um arrojado e corajoso projeto de reposicionamento, que triplicou as vendas após a realização de nosso trabalho nos últimos dois anos. Além de termos criado uma verdadeira “lovemark”. Este reposicionamento, fruto de quatro meses de profunda pesquisa, teve como fundamento essencial o reconhecimento, por parte do cliente, de qual era seu verdadeiro público-alvo, e de toda uma corajosa e transparente estratégia de relacionamento com o consumidor.
VoxNews – A Selvagem, com a “Vuvuzela Selvagem”, foi sucesso durante da Copa do Mundo. Como atender um cliente com um perfil tão específico? Por que a marca caiu no gosto dos mais jovens?
Euler Brandão – Este movimento foi fruto de um detalhado e cuidadoso planejamento, realizado a partir de uma profunda pesquisa de hábitos de consumo e comportamento, aliado a uma coragem do cliente em rever seus conceitos e apostar num outro nicho. Lembro que não estamos tratando de uma marca nova, mas sim de uma marca que, quando realizado o trabalho, já contava com 26 anos de vida.
VoxNews – Como o senhor vê o ano de 2018? Tivemos um início de ano complicado e eventos importantes como a Copa do Mundo. E ainda teremos eleições presidenciais. Isso afeta a agência de alguma maneira?
Euler Brandão – Vejo o ano de 2018 como a grande maioria dos outros anos: instável e complicado. Esta é uma constante no cenário econômico brasileiro. Momentos de crescimento e estabilidade para os negócios, na história nacional, infelizmente são excessão, o normal é isso que estamos vivendo. Assim, nossa empresa já possui maturidade e experiência suficientes para navegar neste cenário, nada que surpreenda.
VoxNews – O mercado de comunicação vem em constante evolução. De que maneira a ProBrasil se adapta à essas mudanças?
Euler Brandão – O mercado da comunicação vem sendo fortemente impactado pelas novas tecnologias, mudanças de hábitos de consumo, fragmentação de meios. Neste cenário, cremos que prevalecerão aquelas empresas que tiverem maior velocidade e capacidade de adaptação, especialmente no atendimento das necessidades dos clientes. Em suma, o cenário competitivo mudou drasticamente, porém as empresas continuam necessitando possuir marcas fortes, e precisamos entender como auxiliá-las neste desafio, considerando um cenário de conjuntura instável pela velocidade exponencial das mudanças. Isso é altamente desafiador e excitante para nós.
VoxNews – A ProBrasil tem perspectiva de crescimento para 2018?
Euler Brandão – Sim. Neste primeiro semestre, se comparado ao mesmo período do ano passado, crescemos 35%, e esperamos que nosso crescimento em 2018 seja em torno de 40% sobre o ano anterior.
VoxNews – O que a ProBrasil ainda espera de 2018 para o mercado de comunicação?
Euler Brandão – Historicamente, clientes que investiram em comunicação em anos recessivos e economicamente instáveis, na contramão do mercado, obtiveram resultados consistentes. Em 2018, alguns de nossos clientes que apostaram nesta máxima já têm colhido frutos, e temos compartilhado este aprendizado com nossos demais clientes. Assim, espero que tenhamos uma maior confiança por parte de nossos clientes para realizarem investimentos ainda neste segundo semestre. Sobre o mercado como um todo, creio que ficará estabilizado se comparado ao ano anterior.