No último sábado, 27, na Praça da Paz do Parque Ibirapuera, o artista plástico Eduardo Srur, a Panamericana Escola de Arte e Design e o Parque Ibirapuera lançaram a instalação #ARVORESCAIDAS, um projeto criado pela AlmapBBDO para a escola cujo objetivo é mostrar como o poder transformador da arte pode ajudar a chamar a atenção e conscientizar a população sobre o problema da queda das árvores em São Paulo, assim como informar como a sociedade pode ajudar a cidade a evitá-lo.
Convidado pela agência para participar do projeto, o artista Eduardo Srur replantou, na Praça da Paz, ponto central do Ibirapuera, um eucalipto de 20 toneladas que havia caído no próprio Parque em janeiro. Neste caso, o “replantar” é figurativo, pois trata-se de uma instalação de arte, fixada no chão, que tem um manequim hiper-realista de cabeça para baixo agarrado ao tronco. Com ele, Srur faz uma metáfora sobre a relação invertida do homem com a natureza. O projeto também pretende pedir ao público para ajudá-lo a mapear árvores em perigo, fotografando-as e postando com a hashtag #arvorescaidas nas redes sociais
O projeto foi criado em janeiro passado, quando São Paulo registrou a queda de 1.700 árvores, cerca de 700 em apenas 4 dias. O caos causado por estas quedas inspirou o projeto, que recebeu o nome #arvorescaidas. Em janeiro as árvores caíram por causa da intensidade de chuvas, vento, a idade avançada das árvores, infestação de pragas e manejo irregular.
Ficha Técnica:
Cliente: Panamericana Escola de Arte e Design
Ação: Árvores Caídas
Direção de criação: Marcello Serpa, Luiz Sanches
Direção executiva de criação: Bruno Prosperi
Diretores de criação: Luciana Haguiara e Andre Gola
Redator: Gustavo da Costa Neves
Direção de Arte: Tiago Padilia e Renato Jun Okida
UX: Vanessa Marques e Caroline Kyatt
Creative technologist: Renato Jun Okida
Diretora de conteúdo: Chris Mello
Artista: Eduardo Srur – Attack
Produtora: Kanas
Fotografia: Kanas e Hugo Treu
Atendimento: Isabela Crestana Filippi
Cliente: Enrique Lipszyc e Alex Lipszyc