O Estadão lança nesta quarta-feira, 30, a quarta edição do Marcas Mais, ranking elaborado em parceria com a consultoria TroianoBranding. A publicação especial traz as marcas mais desejadas em 30 dos principais segmentos do mercado e tem como objetivo compreender o que faz com que os consumires percebam a relevância que gera o engajamento e influencia diretamente na decisão de compra e uso e produtos e serviços.
“O estudo aprofundado das preferências do público presente no Marcas Mais revela uma base sólida para entender como se constrói um relacionamento efetivo entre empresas e consumidores. Além de ranquear as marcas mais desejadas em 30 categorias, houve a preocupação em buscar conteúdo relevante e inédito para compartilhar com nossos leitores: entrevista com líder de marca do Uber, Bozoma Saint Jones; conversa com David Aaker, guru mundial no tema e outros conteúdos tão bacanas quanto”, explica Luis Fernando Bovo, diretor de projetos especiais do Estadão.
Além da edição premium comercializada em bancas da capital paulista a partir 30 de maio, o Guia também pode ser acessado pelo sitewww.estadaomarcasmais.com.br. Para assinantes e leitores, a edição diária do jornal contará com um caderno especial com os principais destaques da publicação.
Para a elaboração do Marcas Mais, foram realizadas e analisadas 11.500 entrevistas com consumidores de todo o país das classes A, B, e C do Critério Brasil, homens e mulheres. Os indicadores de avaliação utilizados foram: níveis de conhecimento da marca, padrão de referência que demonstram em adquiri-la, grau de rejeição que a marca gera, nível de associação da marca a três atributos da categoria de negócios que ela pertence. Em seguida, os entrevistados são classificados em cinco patamares de envolvimento. A combinação desses patamares gera o índice que posiciona cada marca no ranking.
Confira abaixo a lista dos vencedores de São Paulo da quarta edição do Marcas Mais:
| ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS | |||
| 1º | SADIA | ||
| 2º | NESTLÉ | ||
| 3º | PERDIGÃO | ||
| APARELHOS CELULARES E TABLETS | |||
| 1º | SAMSUNG | ||
| 2º | APPLE | ||
| 3º | MOTOROLA | ||
| APARELHOS TV E VÍDEO | |||
| 1º | SAMSUNG | ||
| 2º | LG / SONY | ||
| 3º | PHILIPS | ||
| ARTIGOS ESPORTIVOS | |||
| 1º | ADIDAS | ||
| 2º | NIKE | ||
| 3º | MIZUNO | ||
| AUTOMÓVEIS | |||
| 1º | HONDA | ||
| 2º | CHEVROLET | ||
| 3º | VOLKSWAGEN | ||
| BANCOS | |||
| 1º | ITAÚ UNIBANCO | ||
| 2º | BANCO DO BRASIL / BRADESCO | ||
| 3º | CAIXA ECONÔMICA | ||
| CANAIS DE TV POR ASSINATURA | |||
| 1º | TELECINE | ||
| 2º | FOX | ||
| 3º | DISCOVERY CHANNEL / HBO | ||
| CARTÕES | |||
| 1º | MASTERCAD | ||
| 2º | VISA | ||
| 3º | VISA ELECTRON | ||
| CERVEJAS | |||
| 1º | SKOL | ||
| 2º | HEINEKEN | ||
| 3º | BRAHMA | ||
| COMÉRCIO ONLINE | |||
| 1º | AMERICANAS | ||
| 2º | MAGAZINE LUIZA | ||
| 3º | SUBMARINO | ||
| COMPANHIAS AÉREAS | |||
| 1º | GOL | ||
| 2º | AZUL | ||
| 3º | LATAM | ||
| COMPUTADORES | |||
| 1º | APPLE | ||
| 2º | DELL | ||
| 3º | SAMSUNG | ||
| CONSTRUTORAS | |||
| 1º | MRV | ||
| 2º | CAMARGO CORRÊA | ||
| 3º | GAFISA | ||
| COSMÉTICOS | |||
| 1º | O BOTICÁRIO | ||
| 2º | NATURA | ||
| 3º | AVON | ||
| DESTINOS TURÍSTICOS | |||
| 1º | FERNANDO DE NORONHA | ||
| 2º | FLORIANÓPOLIS / FORTALEZA | ||
| 3º | MINAS GERAIS / NATAL / SÃO PAULO | ||
| EMPRESAS DE TV POR ASSINATURA | |||
| 1º | NET | ||
| 2º | SKY | ||
| 3º | VIVO | ||
| EMPRESAS DE VIAGEM | |||
| 1º | CVC | ||
| 2º | DECOLAR | ||
| 3º | TRIVAGO | ||
| FABRICANTES DE ELETRODOMÉSTICOS | |||
| 1º | BRASTEMP | ||
| 2º | ELETROLUX | ||
| 3º | CONSUL /PHILIPS WALITA | ||
| HIGIENE PESSOAL | |||
| 1º | JOHNSON&JOHNSON | ||
| 2º | DOVE | ||
| 3º | COLGATE | ||
| LOJAS DE ELETRO-DOMÉSTICOS E MÓVEIS | |||
| 1º | AMERICANAS | ||
| 2º | CASAS BAHIA | ||
| 3º | MAGAZINE LUIZA | ||
| LOJAS DE ROUPAS | |||
| 1º | RENNER | ||
| 2º | C&A / HERING / RIACHUELO | ||
| 3º | MARISA/ TNG | ||
| OPERADORES DE TELEFONIA E INTERNET | |||
| 1º | VIVO | ||
| 2º | CLARO / NET | ||
| 3º | TIM | ||
| PLANOS SAÚDE | |||
| 1º | UNIMED | ||
| 2º | AMIL | ||
| 3º | BRADESCO SEGUROS / SULAMERICA SEGUROS | ||
| POUPANÇA | |||
| 1º | CAIXA ECONÔMICA | ||
| 2º | BRADESCO | ||
| 3º | ITAÚ | ||
| PRODUTOS DE LIMPEZA | |||
| 1º | VEJA | ||
| 2º | OMO | ||
| 3º | YPÊ | ||
| REDE DE FAST FOOD | |||
| 1º | BURGUER KING | ||
| 2º | MCDONALD’S | ||
| 3º | SUBWAY | ||
| REFRIGERANTES | |||
| 1º | COCA COLA | ||
| 2º | GUARANÁ ANTARCTICA | ||
| 3º | FANTA / SPRITE | ||
| SEGURADORAS | |||
| 1º | PORTO SEGURO | ||
| 2º | BRADESCO SEGUROS | ||
| 3º | ITAÚ SEGUROS / SULAMERICA | ||
| SUPERMERCADOS | |||
| 1º | EXTRA | ||
| 2º | CARREFOUR | ||
| 3º | WALMART | ||
| UNIVERSIDADES PARTICULARES | |||
| 1º | PUC – SP | ||
| 2º | MACKENZIE | ||
| 3º | FGV |