A DM9 assina a campanha internacional “Death Gold”, criada em parceria com a Urihi Associação Yanomami, para denunciar os impactos letais da mineração ilegal na Amazônia. A ação transforma barras de ouro ilegais apreendidas pela polícia em veículos de denúncia: 50 certidões de óbito reais de indígenas Yanomami vítimas de contaminação, negligência e violência foram gravadas manualmente sobre cada peça.
Com veiculação em países que lideram a importação do ouro ilegal brasileiro, a campanha expõe a relação direta entre o consumo global e a devastação de territórios indígenas. Atualmente, 71% da produção de ouro no Brasil é ilegal, grande parte extraída de terras Yanomami. O Brasil ocupa a 10ª posição entre os maiores produtores do mundo, e os efeitos dessa cadeia são alarmantes: estima-se que 10% da população Yanomami já tenha sido dizimada.
FICHA TÉCNICA:
CAMPANHA: Death by Gold
Cliente: Urihi Associação Yanomami
CEO: Pipo Calazans
COO: Thomas Tagliaferro
CCO: Icaro Doria
VP CREATIVE: Laura Esteves
EXECUTIVE CREATIVE DIRECTOR: Nina Lucato, Guzera
CREATIVE DIRECTOR: Guilherme Racz, Lucas Casão, Diego Reis, Bruno Anibal, Caio Zucchi, Filipe Rosado, Felipe Revite, Pedro Rosadas, Vinicius Curi
CRIAÇÃO: Caio Cassimiro, Thayna Neves, Ana Carolina Pedro, Mariana Juliani, Zim Hernandez, Vinicius Dias, Gabo Moraes
DESIGN DIRECTOR: Cleber Pereira
CSO: Sthepanie Campbell
VP DE MÍDIA: Renata Valio
VP DE CONTEÚDO E INOVAÇÃO: Cleber Paradela
DIRETORA DE CONTEÚDO E INOVAÇÃO: Gabriela Campagnucci
PRODUÇÃO CRIATIVA: Anna Ferraz, Isabela Ximenes, Luiza Lang, Jess Thomaz, Thiago Campos, Sthefany Nascimento
PROJETOS ESPECIAIS: Maressa Aucelli, Lindsay Oliveira
PRODUÇÃO GRÁFICA: Produceria
DIRETOR: KVPA
DOP: KVPA, Felipe Correa
FOTÓGRAFO STILL: Gil Inoue
TRATAMENTO: Ricardo Moreira e Rodrigo Gonçalves
MONTADOR: Dudu Doria, Agatha Guimarães, Rui Barbosa
COLORISTA: Junior Xis
PRODUTORA DE ÁUDIO: Pingado
PRODUTOR DE ÁUDIO: Will Bone