Debora Tenca e Tamara Ferreira, sócias da Fino Trato

Fundada há 14 anos por Debora Tenca e Tamara Ferreira, a Fino Trato tem se destacado na criação de experiências de live marketing ao combinar de maneira exemplar a relevância das relações humanas com o progresso tecnológico. Essa abordagem equilibrada reflete a essência da agência desde seu início, onde cada projeto é tratado com uma atenção meticulosa e personalizada.

Como resultado desse compromisso, a Fino Trato construiu um portfólio robusto que inclui colaborações com marcas de prestígio como Shell e Booking.com. A agência também demonstra uma compreensão profunda das dinâmicas do mercado de live marketing, mantendo-se na vanguarda ao adotar tecnologias emergentes, como ferramentas de inteligência artificial, para enriquecer suas estratégias e continuar a entregar soluções inovadoras.

 

Confira o bate-papo abaixo.

 

VoxNews – Nos conte um pouco sobre a história da Fino Trato.

Debora Tenca e Tamara Ferreira – Abrimos a Fino Trato há 14 anos porque acreditávamos que seria possível criar um formato de trabalho mais fluído, sem fórmulas, com respeito às relações humanas e entregando aos clientes uma experiência mais personalizada, inovadora e colaborativa. Foi desse desejo conjunto que surgiu a Fino Trato e é ele que nos guia até hoje, tanto nas relações com nossos clientes como com nossos colaboradores e toda a cadeia de fornecedores.

Durante esses anos nos mantivemos fiéis ao nosso propósito e, sem falsa modéstia, sentimos que conseguimos criar uma agência sólida baseada no respeito e na ética, sempre voltada à inovação e atenção aos detalhes.

Depois de tanto tempo e grandes mudanças no mercado, continuamos iguais, mas, ao mesmo tempo, muito diferentes. A Fino cresceu dentro daquele mesmo sonho inicial, mudando sempre para que ele se fortaleça e se expanda cada vez mais.

 

VoxNews – Como você analisa as transformações no live marketing nos últimos anos?

Debora Tenca e Tamara FerreiraMuitas coisas boas aconteceram. Hoje, frequentemente, se lançam novidades tecnológicas, em equipamentos, formatos e interatividades. E a combinação disso tudo através da criatividade nos abre inúmeras portas para experiências ainda mais impactantes e envolventes. Os caminhos de busca de soluções inovadoras se multiplicaram e isso é maravilhoso.

Mas por outro lado, muitas práticas que desgastam o segmento ainda são frequentes – mesmo sendo pautas e reivindicações antigas do setor – e precisam mudar bastante para o bem de todo o mercado, como por exemplo: concorrências envolvendo mais de 4 agências (a recomendação da AMPRO é de 4 agências, no máximo), prazos de pagamento de 90 ou 120 dias e, também, uma melhor adequação fiscal para nossa atividade.

 

VoxNews – Pode nos dar um exemplo de ações de destaque realizadas pela Fino Trato?

Debora Tenca e Tamara FerreiraQuando abraçamos um projeto, o céu é o limite. De acordo com a equalização entre os objetivos e as verbas das empresas, cada ação é desenhada para maximizar o impacto gerando uma vivência nova e inusitada. Isso se alcança com o uso de elementos diversos que vão desde interações humanas e emocionais até a o uso da tecnologia. Partindo daí, cada projeto é único e amamos cada case por motivos diferentes. Mas podemos citar 2 deles com características bem distintas para dar um panorama geral:

Shell Eco-marathon – O evento desafia jovens do Brasil e da América Latina a pensar, desenhar e construir protótipos de carros ultra eficientes correndo para fazer mais quilômetros com menos energia, durante 4 dias.

E o nosso desafio é transformar 3 armazéns do Pier Mauá em um cenário perfeito para receber essa corrida, construindo uma pista e toda a infra-estrutura necessária para que a competição aconteça.

Em mais de 18 mil m2 de área e com parceria de quase 170 fornecedores, além da competição, a Fino Trato materializa experiências do mundo Shell mostrando os investimentos e patrocínios da companhia no Brasil. Tudo isso, inovando sempre com a criação de diversos ambientes, ativações, games e aplicativos com diferentes tecnologias como VR e AR.

Simultaneamente, nos últimos anos, produzimos também 2 outros eventos nesse mesmo espaço:  Shell Talks e o Prêmio Shell de Liderança e Segurança.

 

Uma Noite no Bondinho – Nos unimos ao Booking.com para produzir no Pão de Açúcar uma ativação de marca global que transforma lugares turísticos incríveis em hospedagens exclusivas. Dessa vez, viajantes de todo o mundo disputaram somente duas noites disponíveis no Morro da Urca, com direito a acompanhante, café da manhã no bondinho de madeira e jantar no alto do Pão de Açúcar. O desafio da agência foi transformar o bondinho do ano de 1972 em um quarto confortável e completo, com cama de casal, TV, frigobar e muito mais para receber os viajantes.

 

VoxNews – Como a Fino Trato se mantém inovadora e relevante no mercado de live marketing?

Debora Tenca e Tamara FerreiraEvoluindo sempre. Melhorando tudo o que fazemos bem e revendo o que ainda não está correspondendo aos padrões que desejamos. Para isso, de tempos em tempos, nos reunimos para discutir os detalhes de nossa operação, debatermos os ajustes de rota e reconfiguramos nossas trilhas sempre com foco em nosso propósito inicial.

Isso resultou em um refresh da marca. Afinal hoje somos uma agência muito próxima de nossos clientes e o mercado nos conhece bem. Hoje somos a Fino que traz ideias que não se limitam a uma única solução de comunicação. Somos eventos, somos. Mas ao mesmo tempo somos ativações de marca e vivências extraordinárias para o processo de branding das empresas. Somos criação, somos. Mas somos reconhecidos pela qualidade de nossa produção, pela integridade em nossas relações empresariais e pelo respeito às pessoas. Nessa nova fase da nossa marca isso se reflete: somos tudo isso e muito mais.

 

VoxNews – Quais são os desafios enfrentados pelo live marketing, especialmente em um mundo tecnológico e conectado? Como manter a relevância do live marketing?

Debora Tenca e Tamara FerreiraO desafio ainda hoje é ter uma rede de parceiros altamente confiável, de qualidade impecável e com treinamento, conhecimento e solidez no mercado. Muito do nosso sucesso e longevidade se dá ao fato de termos nos dedicado demais à formação de um time multidisciplinar que joga conosco de maneira aberta e transparente. No trabalho de renovação da marca isso também vêm à tona quando nos posicionamos: nós somos a Fino, nós e muitos mais.

Podemos dizer que outro desafio constante é colocar a tecnologia e as inovações a favor da real conexão das pessoas e não só na geração de contatos efêmeros de alguns poucos segundos. Foi assim que a tecnologia foi ganhando cada vez mais espaço em nosso dia a dia, como – por exemplo – o uso de IA. Na agência, IA é uma ferramenta e não uma tecnologia produtora de resultados e soluções definitivas. É importante destacar que quem manipula a ferramenta tem que ter muito conhecimento para saber “pedir”, “analisar” e “re-brifar”. Além disso, IA também pode ser utilizada como ferramenta de desenvolvimento de novas interações com o público final de um evento, basta que se tenha uma boa equipe de criação e desenvolvimento.

 

VoxNews – Em um mercado de comunicação balizado por métricas, já é possível mensurar as ativações na área?

Debora Tenca e Tamara FerreiraO Live Marketing é um mundo com muitas disciplinas que podem ser trabalhadas separadamente ou interconectadas. Se pensarmos em cada uma delas, podemos utilizar metodologias e ferramentas diferentes. Por exemplo, em Trade Marketing, diretamente no próprio PDV, pode-se medir o nível de conhecimento de um novo produto através de pesquisa ou entrevista. Já em Promoção de Vendas, o aumento efetivo de vendas do produto da campanha é altamente mensurável e um indicador claro da eficiência da ação. Em eventos, RFID e beacons podem ser usados para rastrear a movimentação dos participantes e o engajamento através da movimentação entre os espaços e do tempo em que cada um deles permanece em cada área.

Em resumo, quando o assunto é Live Marketing, a mensuração é um processo em constante evolução. Como observamos acima, o mix entre a disciplina escolhida e o objetivo da ativação irá direcionar as possíveis metodologias e ferramentas quer podem ser empregadas permitindo análises consistentes, com insights estratégicos para continuidade do projeto e, em alguns casos, o seu futuro aprimoramento.

 

VoxNews – Para finalizar, quais são as tendências emergentes no live marketing que as marcas devem ficar de olho?

Debora Tenca e Tamara FerreiraEntre inovações tecnológicas, o olhar atendo às pessoas e a preocupação com o meio-ambiente e o futuro, temos inúmeras tendências que certamente já estão ou deverão estar no foco de todas as empresas.

Isso se reflete estrategicamente também em nossa agência. A Fino Trato nasceu e sempre foi orientada fundamentalmente pela grande mola propulsora de todo o mercado de comunicação: a busca do novo. E nos últimos anos, podemos destacar diversas tendências que vêm protagonizando nosso dia a dia e orientando nossas decisões como: compliance, saúde e segurança no trabalho, inclusão e equidade.

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