Para comunicar o Programa Reduza e Compense CO2 do Santander Brasil, a Talent acaba de criar um filme mostrando que qualquer pessoa pode dar sua contribuição à minimização dos impactos das mudanças climáticas. Dando continuidade à nova linha de comunicação da marca, com o tema “Proposta pra você”, produzido pela O2 Filmes, o filme apresenta uma proposta sustentável e inovadora ao consumidor e traz a expressão “Upalelê”, alertando as pessoas, de forma bem humorada, do que pode acontecer se elas não se preocuparem com o meio ambiente desde já.
“O filme tem algo especial e corajoso que é poder falar de um assunto importante – o comprometimento ambiental – de uma maneira bem humorada, e com uma liberdade ainda maior por que seria exibido pela internet”, explica Paulinho Caruso, diretor do filme. O trabalho de pós produção foi essencial para criar um mundo destruído pela falta de cuidados com o meio ambiente. Realizada por Ricardo Bardal, diretor de 3D da O2 Pós, braço da O2 Filmes para finalização e efeitos especiais, a pós produção foi concebida por Sandro Di Segni, que liderou a equipe de uma parte da destruição da cidade de Metrópolis, no filme “O Homem de Aço”. “Nós usamos os mesmos conceitos de matte painting, pintura dos ambientes e 3D para criarmos um ambiente pós apocalíptico”, explica Sandro. “A pós não falou mais do que a piada do filme. Ela funcionou como suporte para que o espectador entre na história”, explica Caruso.
Os clientes do banco, funcionários e também o público em geral serão estimulados a conhecer, reduzir e compensar suas emissões utilizando o programa. Para isso, foi disponibilizada uma ferramenta online – no site www.santander.com.br/co2 é possível calcular a pegada de carbono, escolher um projeto para apoiar e emitir um boleto bancário, que permite a compra dos créditos de CO2 equivalente. Além disso, desde o ano passado, as emissões de CO2 do banco passaram a ser compensadas pela aquisição de créditos de carbono de projetos pré-selecionados de reflorestamento e eficiência energética.