O Cannes Lions anuncia nesta quarta-feira, 26, que o Brasil será o primeiro país a receber o título de Creative Country of the Year, premiação inédita que reconhece nações com um impacto significativo na criatividade global. O Brasil tem um histórico de 1.911 Leões, incluindo 20 Grand Prix. O festival, que acontece de 16 a 20 de junho, prestará uma homenagem especial ao país com exibições criativas, eventos de networking e ativações lideradas por brasileiros.
Além do reconhecimento à criatividade brasileira, o festival também celebrará a trajetória de Washington Olivetto, um dos maiores ícones da publicidade nacional, falecido em 2024. Olivetto foi responsável pelo primeiro Leão de Ouro conquistado pelo Brasil, em 1975, e acumulou mais de 50 Leões ao longo de sua carreira.
“A criatividade brasileira é uma referência global e tem um histórico excepcional no Cannes Lions. Com este prêmio, queremos reconhecer esse legado e celebrar a cultura vibrante do Brasil no festival”, afirma Simon Cook, CEO do Cannes Lions.
A homenagem ao Brasil conta com o apoio do Estadão, que comemora 150 anos e há quase 25 anos representa o Cannes Lions no país. Como parte da celebração, os brasileiros que adquirirem ingressos para o festival poderão oferecer um passe de cortesia a um colega que nunca tenha participado do evento.