Mais de 90 líderes de agências independentes de todo o Brasil se uniram para lançar o Círculo de Agências Independentes, um movimento inédito voltado à colaboração, inovação e fortalecimento do setor. A iniciativa nasceu a partir de uma provocação de Felipe Silva, Co-Fundador e Co-CCO da Gana, e tem como objetivo aumentar o impacto e a representatividade das pequenas e médias agências, que representam 93% do mercado publicitário, segundo o estudo Marketing em Foco (2023), realizado pela Cortex.
O grupo reúne agências de diversas disciplinas, como criação, full service, design, PR, influência, experiência, social e conteúdo, abrangendo negócios de 5 a 150 colaboradores em todas as regiões do país. Com cases premiados e relevantes para grandes marcas, essas agências agora buscam criar novas oportunidades e aumentar sua visibilidade no mercado.
Entre os temas discutidos pelo Círculo estão modelos de negócio, atuação conjunta em concorrências, novas formas de colaboração e boas práticas no setor. Além disso, o grupo está dialogando com as principais instituições reguladoras da publicidade e prepara a primeira premiação dedicada exclusivamente às agências independentes, inspirada no A-List do AdAge, mas com foco no modelo independente e nas agências que mais se destacaram no ano. O projeto já está em fase final de desenvolvimento e será lançado em breve.
“O mercado brasileiro de publicidade é majoritariamente formado por agências pequenas, médias e independentes. Nelas, há profissionais incríveis, produzindo inovação e criatividade de alto nível para as marcas. Fazemos publicidade com compromisso, proximidade e diversidade. O Círculo nasce para dar voz e visibilidade a essas agências que movem o mercado brasileiro”, destaca Felipe Silva.
De acordo com o comunicado, mais informações sobre o movimento serão divulgadas em breve.