Setembro é um mês importante para a comunidade de pessoas surdas no Brasil. De acordo com dados do último censo do IBGE, mais de 10 milhões de pessoas são surdas no Brasil. E o Banco do Brasil, em campanha assinada pela Lew’Lara\TBWA e consultoria especializada da Turma do Jiló, se engaja nas celebrações do dia nacional (26/9) e semana Internacional dos surdos (20 a 26/9), dando visibilidade ao tema. O filme da nova campanha é composto 100% por pessoas surdas e pode ser conferido aqui.
O filme destaca que, assim como todo mundo, essas pessoas possuem um filme favorito, trabalham, ganham dinheiro e precisam de um banco, daqueles para tudo que você imaginar. “E é pensando nisso que o BB aproveita este importante período de celebrações das conquistas da comunidade de pessoas surdas, para comunicar seu amplo atendimento em libras como forma de estar sempre próximo e relevante para os clientes em todos os momentos de suas vidas”, ressalta Paula Sayão, diretora de Marketing e Comunicação do Banco do Brasil.
Toda a comunicação, que contou com consultoria e orientação técnica da Turma do Jiló – organização da sociedade civil que é um ecossistema de ações inclusivas voltadas a pessoas com deficiência, tem suas práticas reconhecidas pelo pacto Global da ONU no Brasil e é uma finalista do Prêmio Empreendedor Social do ano de 2022 na categoria Direitos Humanos – foi feita em cocriação com os atores, surdos, para que pudesse retratar genuinamente a comunidade. A produção retrata a língua de sinais como uma expressão artística, por sua característica predominantemente visual e espacial, simbolizada na campanha pela dança. Os bailarinos são surdos, ou possuem alguma deficiência auditiva, e o balé é sincronizado, e esteticamente pensado com música produzida, para que possam sentir a vibração e dançar.
FICHA TÉCNICA
Título: Somos 10 milhões
Agência: LEW’LARA\TBWA
Cliente: Banco do Brasil
Produto: Atendimento em Libras
CEO: Marcia Esteves
CCO: André Gola
Direção Executiva de Criação: Rodrigo Tortima
Direção de Criação: Rodrigo Tortima
Direção de Arte: Natália Calvoso
Redação: Polyana Bandeira e Paulo Mello
Managing Director: Duda Guedes
Negócios: Daniela Rios e Janaina Bourguignon
CSO: Raquel Messias
Estratégia: Bruno Lobo, Hugo Costa, Yasmin Dias, Giovanna Molinari e Daniel Gizo
CMDO: Vicente Varela
Mídia: Luisa Sotero, Marco Marques, Anderson Cabral, Barbara Souza.
BI: Luisa Sotero, Fernanda Gamarski
CCOO: Elise Passamani
Operações: Fran David
Projetos: César Matias e Ana Gaudêncio
Consultoria e orientação técnica em Inclusão da Diversidade: Turma do Jiló
Carolina Videira, Leonora Novaes, Laura Bruscagin, Marinalva Cruz e Talita Messias
Produção de RTV: Izabel Soares e Wilza Godoy
Produção Gráfica: Rodrigo Giammarino, Juliano Oliveira e Simone Camacho
Produtora de Filme: Boiler Filmes
Direção: Liv Stacciarini
Direção de Fotografia: Gabril Bianchini
Direção (2ª unidade): Nico Matteis
Direção de Fotografia (2ª unidade): Nico Mateis
Produção Executiva: Juliana Martellotta
Direção de Arte: Jaque Ramieli
Produção de Arte: Livia Blues
Atendimento: Larissa Perrotta, Jess Thomaz e Ana Ocampos
Coordenação de Produção: Juliana Sugolo, Stefanie Korb, Cintia Mantero e Michel Nogueira
Assistência de Direção: Bruno Galvão, Marcelo Selingardi e Larissa Andrade
Figurino: Giovana Moretto
Make: Roger Ferrari
Produção: Guilherme Valiengo e Lucas Gregório Branco
Cenografia: Gabb Cabo Verde
Montagem: Nico Matteis
Coordenação de Pós-Produção: Ricardo Quintela
Finalização: Rafael Barão e João Brusk
Pós-Produção: FLOW EFFECTS
Color Granding: Acauan Pastore
Produtora de Som: Satelite Audio.
Direção Musical: Roberto Coelho, Kito Siqueira e Hurso Ambrifi.
Atendimento: Fernanda Costa, Renata Schincariol e Daniel Chasin.
Produção Musical: Roberto Coelho, Hurso Ambrifi, Thiago Colli, Mike Vlcek, Charly Coombes, Koitty e Lucas Carvalho.
Finalização: Carla Cornea, Vithor Moraes, Ian Sierra, Arthur Dossa, Renan Marques.
Assistente de Finalização: Alexandre Avicena.
Coordenação de Produção: Camila Guedes, Letícia Oliveira, Bea Vieira, Bruna Isidore e João Piccoli.
Aprovação Cliente: Paula Sayão, Ana Carolina Castro, Elvis K. Figueiredo, Rafael Prandina, Thais Berenice Oliveira, Camila Caldeira.