Quem já teve dúvidas ao olhar uma prateleira de vinhos num supermercado? Para oferecer ao consumidor uma nova experiência na seleção de um rótulo, a Newine desenvolveu uma tecnologia inovadora que também tem o objetivo de divulgar a escolha do vinho a partir da harmonização com os mais diversos pratos.
A primeira adega eletrônica foi desenvolvida para a Vinícola Salton, líder na comercialização de espumantes no mercado nacional. Este verdadeiro sommelier pessoal está localizado no Supermercado Sonda da Pompéia, em São Paulo. A Newine, nome que também batiza a adega eletrônica, funciona com um banco de dados personalizado para os vinhos ou fornecedores disponíveis nas prateleiras do ponto de venda.
O consumidor utiliza uma tela touchscreen para selecionar até três variáveis: o prato que deseja harmonizar, o valor do vinho e a uva que gostaria de experimentar. A Newine aponta o produto Salton ideal. A adega ilumina, então, o nicho onde está o vinho. Ela também oferecerá outras opções para uma possível seleção do consumidor antes da decisão final.O responsável pela harmonização entre pratos e vinhos no banco de dados da Newine é Eric Witer, sommelier do restaurante La Tambouille, de São Paulo.
Além de ajudar no momento da escolha, esta tecnologia vai difundir a harmonização do prato como uma variável importante na decisão da compra. A tecnologia, inédita no mundo em ações de pontos de venda, integra um software à estrutura de armazenamento de vinhos, podendo também ser adaptada às adegas existentes nos locais.