Tribbo Post faz a nova Mitsubishi Pajero Dakar nascer do asfalto

19/09/2012

A nova campanha “Estrada”, criada pela África para a Mitsubishi, ganha ares de super produção com os efeitos especiais desenvolvidos pela Tribbo Post. Depois de mais de dois meses de trabalho, em parceria com a Conspiração Filmes, a equipe liderada por Bibinho Carvalho fez a nova Pajero Dakar literalmente brotar do asfalto.

O filme mostra a estrada rachando e dali começa a surgir uma espécie de casulo, uma combinação de texturas de piche, asfalto, galhos, folhas e tudo que pode haver numa estrada. O casulo vai ganhando forma e brotando da terra, até explodir e revelar o veículo e demonstrar sua característica off-road.

Para ganhar agilidade e controle sobre os efeitos, a equipe da Tribbo desenvolveu algumas ferramentas de software especialmente para o projeto. Uma delas procura simular as rachaduras da estrada e oferece controle sobre a extensão, a espessura e a profundidade delas. Outra foi feita para controlar a textura e o comportamento do casulo, que é envolvido por uma espécie de “pele” de piche, e tem brilhos e deformações muito específicos. Bibinho explica que foram feitas fotos 360º para capturar a luz ambiente e permitir a integração dos efeitos 3D com as cenas filmadas. O resultado são milhares de camadas de texturas, reais e 3D, impossíveis de distinguir mesmo em uma exibição em alta definição.

  • compartilhe: