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Super Bowl 2018: filme da NBC lidera ranking de filmes emocionais

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Com uma audiência que ultrapassa 100 milhões de pessoas no mundo, a final do Super Bowl é o principal evento esportivo dos Estados Unidos. Além de atrair uma multidão de espectadores e fãs, a decisão da NFL é estratégica para as marcas, que investem milhões de dólares em propaganda. Ontem, na disputa pelo título entre New England Patriots e Philadelphia Eagles, a agência de pesquisa System1 Research testou, ao vivo, o impacto emocional de todos os comerciais exibidos ao longo do jogo.  O filme da NBC para as Olímpiadas de Inverno com a atleta Mikaela Shiffrin foi o melhor avaliado pelos cerca de 7.000 consumidores ouvidos pela empresa.

O humor deu o tom às propagandas da noite, mas as campanhas com histórias pessoais também apareceram com força. Os três primeiros colocados do ranking da System1 Research, por exemplo, foram comerciais da NBC com esportistas das Olimpíadas de Inverno, que começam nesta semana na Coréia do Sul. O quarto lugar ficou com um filme da própria NFL com jogadores dançando; a Toyota ocupou a quinta posição com sua campanha que mostra a trajetória de uma medalhista paraolímpica. Os filmes da Universal Parks&Resorts, MassMutual, Kraft Heinz, M&M e Budweiser ocupam a sexta, sétima, oitava, nona e décima colocação, respectivamente. As dez melhores propagandas emocionais do Super Bowl estão aqui.

Segundo a System1, quanto mais as pessoas sentem, maior é o retorno para as marcas. A agência de pesquisa sediada em Londres usa uma metodologia para testes de comunicação que avalia o impacto emocional dos filmes – como as pessoas se sentem ao assistir ao vídeo; qual a força do sentimento e as razões para isso. Esta foi a segunda vez que a empresa avaliou, ao vivo, os comerciais do Super Bowl. Ao todo, foram exibidas 86 propagandas ao longo do jogo. Os resultados dos testes foram publicados em até 10 minutos após a veiculação. A System 1 Research também avaliou os teasers – o levantamento completo está disponível neste link.

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